Perfil

Vida Extra

Aquela conversa no WhatsApp é amizade ou algo mais? Eis a app que lhe dá a resposta

Mei é uma aplicação que, com recurso a inteligência artificial, analisa as conversas no WhatsApp para medir os níveis de interesse

Artur Debat / Getty Images

Ler nas entrelinhas é um dom. Ou então é tão somente o resultado de um algoritmo. Vamos ser honestos: o ser humano é um pouco analfabeto a interpretar a linguagem encriptada do amor. Mas até para isso a inteligência artificial pode ser solução.

Chama-se Mei e trata-se de uma aplicação para smartphones que analisa as conversas no WhatsApp, com a capacidade de medir o nível de interesse de quem está do outro lado. Será apenas amizade ou pode ser algo mais? A Mei avalia.

A app, que utiliza um modelo computacional de redes neurais, tem a capacidade de detetar determinadas palavras e expressões, sendo capaz de encontrar indícios românticos, segredos deixados por dizer ou sinais de desconforto.

Sabia que palavras como “noite” ou “sonho” estão entre aquelas que mais fazem o sistema suspeitar de segundas intenções? Palavra de Mei.

“Os namoros vão estar, no futuro, baseados em grande medida em dados”. A afirmação é feita por Es lee, o homem que deu vida e forma à Mei, que, além de servir de termómetro para aferir a temperatura da conversa, é ainda capaz de aconselhar estratégias comunicacionais para que o utilizador quebre o gelo com o seu interlocutor.

“Temos modelos que não predizem apenas se uma relação é romântica ou não romântica, mas que também conseguem identificar 30 modelos de personalidades diferentes nos autores das mensagens”, assegura o criador.