Perfil

Vida Extra

A ver os passarinhos: Portugal é dos melhores destinos da Europa para a observação de aves

São mais de quatro centenas as espécies registadas em estado selvagem pelo site avesdeportugal.info, um projeto de voluntariado lançado em 2008 que se dedica a disponibilizar informação atualizada sobre as aves do país

MARKUS SPIERING / GETTY IMAGES

Muito se tem falado do aeroporto do Montijo e do seu Estudo de Impacte Ambiental. Para os ambientalistas, a avifauna local é uma das principais preocupações. Efetivamente, o novo aeroporto de Lisboa está planeado para o coração do estuário do Tejo, um local privilegiado para a observação de aves em Portugal, uma atividade que atrai cada vez mais participantes.

Só aqui, a apenas 20 minutos de Lisboa, “podem ser observadas, com relativa facilidade, mais de 100 espécies de aves num dia”, afirma o Turismo de Portugal. Neste local encontram-se grandes bandos de colhereiros e flamingos que salpicam as salinas e sapais com os tons rosas da plumagem.

José e Antonieta são dois dos observadores que regularmente visitam o estuário. O gosto pela observação nasceu através de um amigo de infância e tornou-se uma atividade de família. “A nossa atividade iniciou-se em ‘fugas’ de fim de semana e nos períodos de férias. Com a chegada da reforma, tem vindo sempre que possível a ser diária”, explica José.

Para ler o artigo na íntegra clique AQUI.