Perfil

Vida Extra

O bacalhau quer Ílhavo

A 12.ª edição do Festival do Bacalhau, em Ílhavo, arranca esta quarta-feira e prolonga-se até domingo

D.R.

Durante cinco dias, entre esta quarta-feira e domingo, o mais português de todos os pitéus é rei e senhor na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, onde se realiza, desde 2008, o Festival do Bacalhau. A 12.ª edição do evento — com entrada livre — aguça o apetite do público para conhecer e provar os mais diversificados modos de preparar a iguaria, através de receitas confecionadas com a sabedoria culinária das associações locais do município, conhecido como a capital do “fiel amigo”.

A celebração, promovida pela autarquia e sob o olhar atento da Confraria Gastronómica do Bacalhau, assume-se como uma autêntica odisseia para o paladar, mas conta também com um menu diversificado de atividades — desde concertos a espetáculos de circo e teatro de rua, aos quais se juntam momentos de degustação e showcooking, atividades desportivas, uma mostra de artesanato, entre muito mais.

Expensive Soul, GNR, Raquel Tavares, Dino D’Santiago e Paião são alguns dos artistas que vão dar música às dezenas de milhares de pessoas que todos os anos enchem o Jardim Oudinot.

O certame é ainda animado com a já célebre e tradicional “Corrida Mais Louca da Ria”, marcada para as 15h30 de sábado, uma prova em que os participantes, se tudo correr bem, devem meter água, a bordo de embarcações improvisadas com bastante criatividade.

A programação integral pode ser consultada AQUI.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.