Perfil

Vida Extra

Douro tem bom coração de boi e mostra os seus tomates mais carnudos

A quarta edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro pretende dar a provar e escolher o rei da “iguaria carnuda, suculenta e de sabor único” da região

Paulo Pereira

Quando entra agosto, é o festim do tomate. Está de regresso o Concurso Tomate Coração de Boi do Douro e, de acordo com a organização, vem para “mostrar a qualidade superior” da famosa e regional “iguaria carnuda, suculenta e de sabor único”.

“O tomate coração de boi merece um concurso que lhe dê fama, até porque tem, no Douro, argumentos para tal vaidade”, evidenciam os promotores da iniciativa.

A quarta edição realiza-se a 23 de agosto, na Quinta do Ventozelo, com o Douro a colocar os seus melhores tomates na mesa, todos eles escrutinados por um grupo de especialistas — chefes de cozinha, enólogos, jornalistas, entre outros — com a missão de eleger o melhor da temporada. O evento conta também com uma convidada de honra, a gastrónoma Maria de Lourdes Modesto.

Depois de escolhido o vencedor, chega o momento de cortar os tomates para um jantar com sabores locais, pelas 18h30, em que produtores de vinhos do Porto vão conviver, num ambiente animado e descontraído, com os visitantes e turistas.

Paulo Pereira

A participação no concurso é gratuita e as inscrições para o jantar têm um custo de 25 euros.

Além da competição e durante todo o mês de agosto, o tomate coração de boi será protagonista em vários restaurantes de referência, que vão incluir na ementa pratos inspirados “nas qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes”.

Mais informações podem ser consultadas AQUI.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.