Perfil

Vida Extra

A “caixa de sono” de Zuckerberg tem três versões e já está em pré-venda

O milionário fundador do Facebook criou um protótipo para ajudar a mulher a dormir melhor. Depois pediu a investidores que tornassem a ideia realidade. Agora já é

The Zucklight

Tudo começou com um problema: Priscilla Chan, pediatra, mulher de Mark Zuckerberg, não conseguia dormir, com as drásticas consequências que se conhecem quando o sono é afetado. No início deste ano, o fundador do Facebook decidiu por isso criar um produto que a pudesse ajudar a regular os ciclos de sono. Nasceu assim a “caixa de sono” de Zuckerberg, inicialmente apenas um protótipo que o empresário espalhou pelas redes sociais com um apelo para que investidores o transformassem num produto vendável e acessível a mais pessoas. Foi nessa altura que apareceu Greg Hovanisyan, da Premiere Electronics,

Instagram

O cubo de madeira desenhado por Hovanisyan segue o modelo do original de Zuckerberg, emitindo uma luz leve “de uma determinada cor durante períodos específicos da noite, para avisar se pode voltar a dormir ou se é hora de acordar.” Chamou-lhe Zucklight.

Com a aplicação do mesmo nome, os utilizadores podem ajustar a iluminação e a cor das luzes, adaptando-as ao gosto de cada um. Até nas cores: há três cores nas caixas, a branca na White Aspen, amadeira clara na Light Oak e a escura na Mahogany.

Mas não é apenas na personalização que as caixas se distinguem. Os modelos variam também entre Zucklight Lite (($29, cerca de 32 euros), que tem as opções de luz brilhante; a Zucklight Plus ($39, cerca de 42 euros), que vem com um carregador sem fios; e a Zuckerberg Pro ($89, perto de 99 euros), que traz sensores capazes de ler e mostrar a temperatura, a humidade e os níveis de CO2 no espaço em que está inserida.

Os três modelos de “caixa de sono” estão já em pré-venda no Kickstarter, a plataforma de financiamento coletivo que está a trazer o produto para o mercado. Lá, o objeto recebeu já mais de 50 mil libras de apoio, mais de 55 mil euros, de mais de mil pessoas, que receberão as respetivas Zucklights em novembro. Se quiser fazer o mesmo, siga este link.

Zucklight

Zucklight

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.