Perfil

Vida Extra

Quer viajar no tempo? Recue 500 anos a bordo da Caravela Vera Cruz. Este sábado é grátis

A mítica embarcação dos Descobrimentos portugueses vai estar aberta para visitas gratuitas, este sábado, dia 1 de junho, na Doca de Alcântara

Caravela Vera Cruz

APORVELA

A caravela mais emblemática dos séculos XV e XVI vai ter visitas sem qualquer custo, este sábado, na Doca de Alcântara.

A iniciativa é promovida pela APORVELA (Associação Portuguesa de Treino de Vela), e foi escolhido o dia 1 de junho devido às celebrações do Dia Mundial da Criança, mas esta é uma oportunidade para toda a família aproveitar.

As visitas abrem, também, o apetite para a Tall Ships Race 2020. Desde 1956 que a TLRLX mantem vivas as tradições dos navios de vela, através de regatas de grandes veleiros. O evento é organizado pela Sail Training International e tem lugar todos os anos em diversas rotas entre países europeus. No próximo ano vai trazer a Lisboa algumas das mais imponentes embarcações de outros tempos e alguns dos melhores marinheiros da atualidade.

Os interessados em conhecer a Vera Cruz apenas terão que se deslocar até à Doca de Alcântara, em Lisboa, entre as 10 horas e as 12h30 ou entre as 14 horas e as 17h30 para aproveitarem a rara oportunidade de pisar o convés do navio e perceber melhor como viviam os exploradores da época dos Descobrimentos.

“Esta será uma das últimas, se não mesmo a última, oportunidade de entrar na caravela antes do arranque de um dos projetos mais desafiantes e aliciantes de sempre. A expedição que levaremos a cabo ao longo deste e do próximo ano será um autêntico regresso ao passado e uma experiência inesquecível para todos os marinheiros que tiverem o privilégio de embarcar”, afirma João Lúcio, presidente da APORVELA.

Esta é, também, uma oportunidade única para conhecer de perto um veleiro que, brevemente, vai participar nas celebrações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães. Para o efeito, a Caravela Vera Cruz vai realizar uma viagem transoceânica e vai fazer parte de uma expedição marítima.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.