Perfil

Vida Extra

Instagram decide acabar com uma das suas apps. Esteve entre as preferidas em Portugal

A fraca adesão dos utilizadores a nível global terá ditado o fim da plataforma

William Hook

O Facebook está a passar por um período de mudança, que envolve também a sua estratégia quanto aos serviços de mensagens — atualmente conta com o Messenger, o Instagram Direct e o WhatsApp —, e o primeiro alvo já foi escolhido. O Instagram Direct, que contava com algumas funcionalidades em tudo semelhante às do rival Snapchat e que chegou a ser considerado uma grande aposta do Instagram, vai deixar de existir. A ideia é reforçar a interação dentro da aplicação mãe, que continuará a manter as funções de chat já conhecidas.

“No próximo mês vamos deixar de dar suporte à aplicação Direct”, indicam os responsáveis numa mensagem disponibilizada na própria app, descansando os utilizadores quanto aos dados trocados com amigos. “As suas conversas são automaticamente movidas para o Instagram, pelo que não terá de fazer nada” para que isso aconteça. Pelo que até agora foi tornado público, não se trata do fim das funcionalidades mas apenas da aplicação em si.

Pete Pedroza

A aplicação surgiu em dezembro de 2017, quando o Instagram confirmou o lançamento num número reduzido de mercados — Uruguai, Chile, Turquia, Itália, Portugal e Israel — como teste. O número de países em que foi disponibilizado nunca fui público, mas acabou por estar disponível num número alargado de idiomas (como inglês, croata, checo, dinamarquês, holandês, finlandês, francês, alemão, grego, indonésio, japonês, coreano, malaio, norueguês, polaco, romeno, russo, chinês simplificado, eslovaco, sueco, tagalo, tailandês, tradicional chinês, ucraniano e vietnamita).

Sem se destacar entre as aplicações mais descarregadas à escala global, fez sucesso apenas em dois mercados. De acordo com os rankings de aplicações da AppAnnie, o Direct foi a 55ª app de redes sociais mais descarregada para Android. Em Portugal alcançou a 24ª posição em iOS, através da AppStore, onde se destacou entre 448.