Perfil

Vida Extra

Fim de semana escaldante e a maioria das praias está “sem vigilância”. Marinha deverá emitir alerta

O município de Cascais foi o único a antecipar a época balnear. Temperaturas elevadas em todo o país, fora da época normal, obrigam a cuidados redobrados

Sem se fazer anunciar, o calor deverá regressar em força este fim de semana, o segundo de maio, numa altura em que a época balnear ainda não abriu na maior parte do território nacional. Nos próximos dias as temperaturas sobem para perto dos 30 graus no sábado, sendo que no domingo deverão chegar aos 35 em algumas regiões do país, como a do vale do Tejo e Alentejo. O que se seguirá é o que se imagina: uma corrida às praias.

Há, porém, um detalhe a ter em conta: a época balnear abre apenas em junho e, como tal, muitas das estâncias balneares estarão ainda sem vigilância. Há exceções, claro. A Câmara Municipal de Cascais decidiu este ano criar “a época balnear mais longa de Portugal”, iniciando-a a 1 de maio. O município, ao qual não faltam praias, é por isso uma boa opção para aproveitar o sol de maio. Há outras, aquelas onde existem planos preparados pelas autarquias que mantêm as praias vigiadas o ano inteiro. Matosinhos é um desses casos. Ainda assim, representam uma minoria.

Contactada pelo Vida Extra, a Marinha Portuguesa diz que, “em principio”, irá “promulgar um aviso para este fim de semana, porque nesta altura só as praias de Cascais e outras que têm nadadores-salvadores durante todo o ano é que têm vigilância.” A prática é a de sempre neste tipo de casos — “nós emitimos um aviso, que poderá ser geral ou dedicado a uma determinada zona ou região. Nesses avisos, são disseminados os conselhos que os banhistas devem adotar”, lê-se na nota enviada à redação.

A portaria que regula a época balnear ainda não foi publicada. A Marinha garante que a proposta “não é muito diferente da de 2018”, cujo resultado pode ser lido aqui.

Por isso já sabe: se a ideia for aproveitar o fim de semana quente na praia, opte pelas vigiadas. Ou mantenha a atenção redobrada.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.