Perfil

Vida Extra

Em dias de calor, o melhor é levar as crianças para outras paragens

O deslumbramento não tem idade

Jorge Araújo

Jorge Araújo

Editor da E

Divulgação

Passados tantos anos, ainda me lembro como se fosse hoje do dia em que o meu pai me levou a ver os peixes. Era um domingo cinzento e triste como todos os domingos de novembro. Confesso que a ideia não me entusiasmou - preferia mil vezes ser o Eusébio nas partidas renhidas do Jardim da Parada ou o rei dos penduras do Elétrico 28. Mas, sábio como só ele, o meu pai tratou de embrulhar a ideia com um laço muito mais apetecível. A visita ao Aquário Vasco da Gama tinha como bónus um longo passeio de carro por Lisboa e a promessa de um bife com batatas fritas, no restaurante O Canas, em Campo de Ourique. Um miúdo de cinco anos como eu não conseguia resistir.

Naquela altura, o Dafundo ficava do outro lado do mundo. Era preciso atravessar meia Lisboa, os carros não descolavam da segunda. Mas bastou-me entrar no Aquário Vasco da Gama, ver os peixes com olhos de ver, para me maravilhar com aquele mundo novo. Num abrir e fechar de olhos, esqueci o meu mundo. Já não queria ser o Eusébio do Jardim da Parada nem o rei dos penduras do Elétrico 28. Foi nesse dia que aprendi que o fim de um mundo é sempre o princípio de outro.

Muitos anos depois, voltei a sentir a mesma sensação. O mesmo deslumbramento. Foi no dia em que, pela primeira vez, levei o meu filho ao Oceanário de Lisboa. O meu primeiro amor já não era a preto e branco nem cheirava a Salazar, era a cores e tinha lantejoulas. O miúdo que já não sou cresceu dentro de mim e caminhei de mãos dadas com o meu filho à descoberta de um passado que também é o meu futuro.

OCEANÁRIO DE LISBOA

Esplanada Dom Carlos I Parque das Nações, Lisboa Tel.: 218 917 000


AQUÁRIO VASCO DA GAMA

Rua Direita do Dafundo 18, Cruz Quebrada, Lisboa Tel.: 214 205 000

ESCOLA EQUESTRE DE AVEIRO/QUINTA PEDAGÓGICA

Quinta do Chão d'Agra - Aveiro Tel.: 234 912 108/969 428 670

JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA

Rua da Escola Politécnica 54, Lisboa Tel.: 213 921 800



ZOO SANTO INÁCIO

Rua 5 de Outubro Avintes, Vila Nova de Gaia Tel.: 227 878 500


MUSEU DO BRINCAR

Largo Branco de Melo Palacete Visconde de Valdemouro, Vagos Tel.: 239 796 151