Perfil

Vida Extra

Celebrity Edge, o navio revolucionário visitou Lisboa

A sua silhueta é inconfundível com a proa invertida, um enorme elevador lateral cor de laranja, chaminé em cruz e janelas em vez de varandas. O que se encontra neste navio não se encontra em nenhuma embarcação de cruzeiros do mundo. O novo Celebrity Edge está cheio de inovação, atrações e espaços incríveis

Jaime Figueiredo

Jaime Figueiredo

Coordenador-Geral de Infografia

Celebrity Edge a chegar ao terminal de cruzeiros de Lisboa no dia oito de maio

Jaime Figueiredo

O Celebrity Edge não é o maior navio de cruzeiros. Esse recorde pertence ao Symphony of the Seas da Royal Caribbean. O Edge também não é o mais luxuoso. Quem compete por esses títulos são a Crystal, Seabourn, Regent e Ponant.

Se formos ver quem é quem em alto mar, as marcas de ultra luxo concentram-se num serviço com mordomos de luvas brancas e bandejas de prata, viagens à volta do mundo ou expedições em locais inóspitos, como a Antártida e o Ártico, e restaurantes de luxo com chefes Michelin. Do lado oposto, os mega navios, autênticos parques de diversão flutuantes, oferecem piscinas infinitas, escorregas, paredes de escalada, simuladores de surf e muitas opções de restaurantes e entretenimento. O Edge posiciona-se entre os dois, algo a que se refere como “luxo moderno”, e o Celebrity Edge foi projetado para preencher a lacuna de forma a atrair não só passageiros veteranos, mas principalmente um público difícil no mundo dos cruzeiros: os millennials, também conhecidos como geração Y.

Com 306 metros de comprimento e capacidade para 2918 passageiros, esta embarcação revolucionária está repleta de inovações que vão mudar a forma de passar férias, e os exemplos disso são muitos. As varandas infinitas; as Edge Villas com dois andares; o Eden, um salão com três andares que mistura degustação com espetáculos interativos com o público; e a surpreendente Magic Carpet, plataforma acoplada ao navio que desce até o nível do mar.

O navio de 130.818 toneladas visitou Lisboa no dia 8 de Maio pela primeira vez e o Vida Extra foi explorar todos os recantos.

Revolucionar a gastronomia

Tem nada menos do que 29 espaços de refeição e inúmeros paladares disponíveis, incluindo quatro restaurantes principais, dois restaurantes exclusivos para Suites e AquaClass, sete restaurantes de especialidade, cinco locais de refeição gratuitos e 11 bares e lounges. Aqui os passageiros são convidados a embarcar numa nova aventura gastronómica todos os dias.

A Celebrity redesenhou a principal experiência gastronómica no Celebrity Edge, para incluir não um, mas quatro restaurantes em regime tudo-incluído. Cada um possui um design distinto e ambientes inspirados numa região específica do mundo. São eles o Cyprus, com menu inspirado na culinária mediterrânea; o Cosmopolitan, de culinária internacional; o Normandie, restaurante francês, e ainda o Tuscan Grille, com pratos rústicos da Toscana. O Oceanview Café junta-se aos quatro como restaurante onde é servido um buffett, com funcionamento 24 horas.

Completam as opções gastronómicas sete restaurantes de especialidades — entre eles o Fine Cut Steakhouse, especializado em carnes; o Raw 5, marisqueira; o Le Petit Chef, de influência francesa, e o Rooftop Garden Grill, ideal para um hambúrguer ou outra receita rápida perto da piscina.

Cosmopolitan, um dos quatro restaurantes principais

Cosmopolitan, um dos quatro restaurantes principais

Jaime Figueiredo

Magic Carpet

Com o tamanho de um campo de ténis, esta obra de engenharia é a grande inovação do navio. Trata-se de uma plataforma acoplada ao navio, que serve os 16 decks todo o dia e toda a noite.

Durante boa parte do tempo serve de bar e restaurante no deck 16. Com capacidade para 90 passageiros, esta plataforma oferece uma experiência completamente nova e excitante sabendo que está suspensa a poucos metros do mar. Este elevador panorâmico, cor de laranja e bem visível do exterior do navio, também pode servir de local de embarque e desembarque em destinos onde um navio com a dimensão do Celebrity Edge não pode atracar.

Magic Carpet, plataforma que se estende para o lado de fora do navioJaime Figueiredo

Magic Carpet, plataforma que se estende para o lado de fora do navioJaime Figueiredo

Jaime Figueiredo

Jardim do Éden

O design do Eden foi inspirado pela espiral dourada da sequência de Fibonacci. Representado a natureza através da flor de uma rosa ou da concha de um caracol, a espiral dourada é trazida à vida neste novo espaço através de uma arquitetura cuidadosamente planeada. O Eden conta com uma rampa de 90 metros, onde cada passo representa uma nova descoberta.

O grande salão ocupa três decks na parte de trás do navio (do quarto ao sexto). À primeira vista parece ser apenas um bar e restaurante, mas é muito mais do que isso. É um espaço único, onde o design inovador e bem iluminado por três andares de vidro é fundido em cada elemento que vai mudando ao longo do dia.

De manhã, serve como um simples espaço relaxante para praticar yoga, ler um livro ou saborear um café, enquanto se contempla a paisagem exterior. Durante a tarde, transforma-se num espaço com seminários de degustações para enriquecer as capacidades culinárias dos hóspedes, bem como criação de cocktails ou prova de vinhos. À noite os passageiros podem desfrutar da experiência Eve at Eden, uma fusão de gastronomia e arte. Tudo isto se passa num ambiente rodeado de músicos, trapezistas e atores que interagem com o público enquanto jantam.

Jardim do Éden, com plantas naturais e grande janelas de vidro viradas para o mar

Jardim do Éden, com plantas naturais e grande janelas de vidro viradas para o mar

Jaime Figueiredo

Teatro panorâmico

O espaço principal para espetáculos no Celebrity Edge levará os passageiros a uma experiência de entretenimento como nenhuma outra. Não é uma sala de espetáculos tradicional: o palco principal é mais uma espécie de arena que se estende em direção ao público. Este contém uma plataforma rotativa que se eleva quase a dois metros de altura. Por trás tem um enorme ecrã curvo, que permite aos espetadores sentirem-se “dentro” do espetáculo, já que ela ocupa boa parte da sala.

A acústica do espaço também é inovadora, graças a um sistema chamado Constellation System, que engloba uma série de microfones embutidos nas paredes em torno do palco, que captam o som do espetáculo e criam um tipo de reflexo artificial. O som volta para o público, dando a impressão de a música vir literalmente de todos os lados.

Teatro em arena com palco circular. Tem capacidade para 200 pessoas

Teatro em arena com palco circular. Tem capacidade para 200 pessoas

Jaime Figueiredo

Jardim a céu aberto

Uma espécie de lounge com bar e restaurante no deck superior do navio. Com um ambiente aconchegante, o Rooftop Garden está recheado de prazeres inesperados dia e noite. Dar um mergulho, contemplar o oceano, jogar uma partida de xadrez, saborear uma bebida fresca, degustar variadas iguarias, assistir a apresentações musicais ao vivo ou a um jogo de futebol no enorme ecrã são apenas algumas das possibilidades deste espaço.

Restaurante Rooftop Garden no deck superior do navio. Um jardim a céu aberto

Restaurante Rooftop Garden no deck superior do navio. Um jardim a céu aberto

Jaime Figueiredo

Varanda Infinita

Trata-se de uma varanda que é, na verdade, uma continuação do quarto. Um simples toque de botão permite aos passageiros terem acesso ao mar, por forma a trazer o exterior para o interior do camarote. Este novo design permite também ter um quarto num espaço contínuo, desde a porta até à beira da água. Mais 23% de espaço interior e mais 10% na casa de banho, em comparação com a maior parte dos paquetes existentes no mercado. Em vez de cortinas, existem persianas que sobem ou descem para evitar a luz e dar privacidade. Os passageiros têm ainda controlo total do seu camarote, personalizando pormenores como a luz, a temperatura e o serviço.

Quarto Aquaclass com varanda Infinitacelebrity edge.

Quarto Aquaclass com varanda Infinitacelebrity edge.

Celebrity Edge

Tipos de acomodação

Existem 176 suites, sendo a Iconic Suite a mais luxuosa. Posicionada no ponto mais alto do navio, acima da ponte de comando, permitindo que os hóspedes (no máximo 6) desfrutem de uma vista deslumbrante, tão privilegiada quanto a do capitão. Tem 167 metros quadrados, dois quartos, uma sala, banheira, varanda e um jacuzzi. Os passageiros da Suite Class podem usufruir do restaurante privado Luminae at The Retreat.

Há seis Edge Villas, com dois andares. A de cima tem um quarto com cama de casal e janela do teto ao chão, além de uma casa de banho, e, no andar de baixo, uma sala com cozinha e uma varanda com piscina.

A Aquaclass, segundo nível entre as categorias, conta com 106 quartos, enquanto a Concierge Class possui 284 acomodações. Por fim, os restantes 512 quartos do navio são dos níveis mais básicos, alguns com varanda, outros com janela e ainda alguns internos.

Outra inovação são as instalações dos 1320 tripulantes. Aboard Edge, quartos e restaurantes da tripulação foram projetados com o mesmo espírito de luxo moderno, e há até mesmo um restaurante que oferece degustações dos restaurantes exclusivos do Edge Celebrity.

Na palma da mão

A sofisticação da Celebrity Cruises chegou também ao mundo online, com uma aplicação que permite aos passageiros controlarem quase 100% da viagem na palma da mão. A começar pelo check-in, que pode ser feito no telemóvel da mesma forma que já é feito nos aeroportos — basta na chegada ao navio mostrar o código a um funcionário e entrar a bordo.

Mas a app faz muito mais do que isso. Ela controla o ‘quarto inteligente’ do Celebrity Edge: iluminação, ar condicionado, televisão, e em alguns casos, até janelas e cortinas podem ser controladas por esta ferramenta.

No dia a dia, este recurso também prova a sua utilidade. Toda a programação do navio está disponível nesta aplicação, onde pode organizar a sua agenda, fazer reserva de restaurantes, espetáculos ou excursões.

Após quatro anos de planeamento e 23 meses de construção, o Celebrity Edge foi inaugurado em novembro de 2018. Fez a temporada inaugural nas Caraíbas com partidas regulares desde Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos da América. No início de maio de 2019 atravessou o Atlântico tendo Lisboa como destino, antes de se reposicionar no Mediterrâneo, onde fará viagens de sete a 11 noites desde Barcelona e de Roma.

Grand Plaza, o epicentro do navio, tem uma peça de iluminação com 765 LED dinâmicos

Grand Plaza, o epicentro do navio, tem uma peça de iluminação com 765 LED dinâmicos

Jaime Figueiredo

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.