Perfil

Vida Extra

LEGO prepara construções em braille para ajudar crianças com deficiência visual

A LEGO Foundation e o Grupo LEGO juntaram-se a várias associações para o desenvolvimento do projeto que pretende conjugar diversão com aprendizagem

LEGO Braille Bricks

Site oficial da LEGO

Aprender a ler, a escrever e a construir de uma forma divertida, estimulante e educativa — este é o objetivo dos Braille Bricks, desenvolvidos pela LEGO.

A ideia dos Braille Bricks surgiu em 2011 quando a Associação Dinamarquesa da Cegueira propôs à LEGO Foundation uma parceria. Mais tarde, em 2017, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, com sede no Brasil, fez a mesma proposta à empresa. A partir daí a ideia tem vindo a ser desenvolvida numa parceria entre a LEGO e várias associações de apoio a cidadãos com deficiência visual, em países como a Dinamarca, Brasil, Noruega e Reino Unido. Os primeiros protótipos estão a ser testados nestes países.

O grupo LEGO tem como objetivo adaptar as clássicas peças coloridas, transformando cada uma delas numa letra do alfabeto braille. Assim, o brinquedo continua divertido mas junta, ao mesmo tempo, um grande potencial pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com necessidades especiais.

A ambição da empresa é que os Braille Bricks cheguem ao mundo inteiro. Veja abaixo um vídeo de apresentação:

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.