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Vida Extra

Há um supermercado na Ásia a trocar sacos de plástico por folhas de bananeira

É como voltar às origens. Em nome do futuro

Perfect Homes Chiangmai

Sucedem-se as notícias de iniciativas individuais, de empresas ou até de governos no sentido de diminuir a pegada ecológica que o estilo de vida das sociedades contemporâneas tem criado. De todos esses hábitos, não haverá muitos mais nocivos o que o uso dos chamados plásticos de utilização única, aqueles que compramos para uma única tarefa e que são imediatamente descartados. O Parlamento Europeu, por exemplo, votou recentemente uma lei que pode pôr fim à era plástica. Mas é de longe que surge a inspiração da semana.

Rimping Supermarket in Chiang Mai é, como o nome sugere, uma rede de supermercados na cidade tailandesa que tem sido notícia nos últimos dias por ter sido a primeira a adotar uma forma de embalagem popular na Ásia — as folhas de banana. Por mais que por lá esta não seja uma prática nova, uma cadeia de altas dimensões dar o passo tem um peso que é mais do que simbólico.

A novidade foi espalhada pela Perfect Homes Chiangmai (PHC), projeto ligado ao imobiliário na cidade, que viu a publicação nas redes sociais viralizar imediatamente, com mais de 3 milhões e meio de visualizações e milhares de partilhas. Nos comentários, várias pessoas marcaram os supermercados mais próximos, numa tentativa de que a iniciativa se estenda a outros espaços comerciais.

No blog da PHC, lê-se que “há ainda um longo caminho a percorrer” no que toca a acabar com os problemas de plástico em Chiang Mai, mas que, se a iniciativa “significar nem que seja menos um saco plástico a cobrir a paisagem, a sujar os cursos de água e a sufocar os canos da nossa bela Northern Rose, então já valeu a pena publicarmos!”

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