Perfil

Vida Extra

Alexandre, o Grande… “engraxador dos tempos modernos”

Alexandre Marques tem 25 anos, é conhecido como o “engraxador dos tempos modernos”, mas não deixa que os clientes esperem sentados. Recentemente deu corda aos sapatos para montar um negócio inovador que dá uma nova vida, com mais brilho, às sapatilhas

Alexandre Marques é conhecido como o "engraxador dos tempos modernos" e é o rosto da marca Engraxat

D.R.

A tradição ainda é o que era, mas a sabedoria popular ensina-nos que “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Assim acontece em Vila Nova de Famalicão, através de um jovem empreendedor que recupera um ofício gasto pelo tempo, escovado com criatividade para dar um novo brilho às necessidades do presente. Alexandre Marques tem apenas 25 anos e é conhecido localmente como o “engraxador dos tempos modernos”. Já o seu avô se dedicava a esta arte, motivo pelo qual decidiu lustrar o legado familiar e dar corda aos sapatos para criar um negócio próprio: a Engraxat.

Não trabalha na rua, mas o conceito é similar ao de um clássico engraxador, onde na loja — inaugurada a 6 de abril e localizada no n.º43 da Rua Alberto Sampaio — se propõe a rejuvenescer as sapatilhas que, com o desgaste, vão perdendo a vitalidade. Especialmente as de camurça, que requerem mais cuidado, como afiança. Mas a principal inovação é que, numa era de dias instantâneos, o freguês já não precisa de esperar sentado e aguardar pelo brilho final de um meticuloso processo.

D.R.

Os clientes deixam as sapatilhas na loja ou nos locais parceiros que fazem também a recolha. Depois de dois ou três dias, recebem uma mensagem indicando que a limpeza está concluída, podendo levantar as sapatilhas”, explica o proprietário, cuja ideia para criar a marca Engraxat foi sendo calçada quando trabalhava como funcionário numa loja de desporto, sempre que alguém lhe perguntava: “como devo limpar as minhas sapatilhas?

Alexandre disponibiliza dois métodos de limpeza: a clássica, referente apenas ao exterior das peças de calçado, e uma mais profunda, onde se soma uma limpeza interior, assim como um serviço de fragrância e desodorização.

“Vou também trabalhar com uma transportadora a nível nacional para recolher as sapatilhas em qualquer ponto do país, sem a pessoa sair de casa, com um preço de apenas 8 euros, ida e volta”, avança o arrojado engraxador.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.