Perfil

Vida Extra

Os tubarões estão em perigo, mas a tecnologia espacial pode salvá-los

Tecnologia espacial quer impedir a pesca destes animais

Laura College

Ver tubarões a partir do espaço. Sim, parece um enredo de um filme de ficção científica, uma mistura “criativa” entre o clássico de Spielberg e a obra-prima de Kubrick. Não é.

Para algumas espécies de tubarões, é uma questão de vida de morte. Cientistas da Zoological Society of London querem começar a acompanhar tubarões (e raias) a partir do espaço, com satélites que varram os oceanos, para assim ser possível impedir que este animal visto muitas vezes como malévolo….seja pescado.

Tartarugas, baleias e pássaros já têm a companhia de satélites nas suas vidas, portanto é possível que a mesma técnica possa ser usada no caso dos tubarões. Porque, acredite, os tubarões precisam mesmo de ser conservados. Nos últimos 50 anos têm-se aproximado da extinção a um ritmo acelerado, e por isso tornou-se imperativo policiar a pesca ilegal dos mesmos.

Se se está a perguntar porque é que um investimento científico desta dimensão tem de ser feito neste animal, tantas vezes classificado como assassino, lembre-se que os tubarões estão no topo da cadeia alimentar: são cruciais para a saúde dos oceanos.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.