Perfil

Vida Extra

Vem aí um Wake Park que espera levar milhares de praticantes a Viana do Castelo

O promotor do primeiro Wake Park do Alto Minho aponta a uma média de 10 mil amantes de wakeboard e wakesurf que deverão ser atraídos para a região

O primeiro Wake Park do Alto Minho entra em funcionamento dia 13 de abril, em Viana do Castelo, num investimento de 400 mil euros. O anúncio foi feito esta quarta-feira por José Sampaio, administrador do FeelViana Sport Hotel e promotor do Wake Park. “Existem três milhões de praticantes de wakeboard e wakesurf na Europa. Com o Wake Park de Viana do Castelo estimamos a atrair à cidade cerca de 10 mil pessoas por ano, reforçando assim a atratividade turística de Viana do Castelo”, afirmou.

O investimento é justificado com a “necessidade de valorização da oferta da região, de combate à sazonalidade e de reforço de Viana do Castelo como destino de referência nas atividades náuticas.” O equipamento, a criar no Cabedelo, numa bacia situada junto ao porto comercial de Viana do Castelo, na margem esquerda do rio Lima, irá criar seis novos postos de trabalho.

Concessionado pela Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a estrutura vai permitir a prática de wakeboard e wakeSurf, através de um sistema de cabos ou através de uma embarcação. Presente na apresentação do novo equipamento, o presidente da Associação Portuguesa de Wake (APW), Luís Segadães, realçou que Viana do Castelo “é a segunda região do país a dispor de um equipamento que permite a prática daquelas modalidades quer através de cabo, quer de uma embarcação.”

Também para o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, a criação do Ware Park vem “aumentar a atratividade de Viana do Castelo nas vertentes do turismo de natureza e do desporto”, referiu. O autarca socialista sublinhou que “os indicadores turísticos de que o município dispõe referem que Viana do Castelo tem crescido ao dobro da velocidade da região Norte e do país, tendo duplicado o número de dormidas, entre 2014 e 2017, para 267 mil.”

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.