Perfil

Vida Extra

Está viciado no seu telemóvel? Esta é a solução para um 'smartphone detox' que o levará ao “bem-estar digital”

Decorre durante estes dias, em Barcelona, a Mobile World Congress. É neste campo de batalha que as maiores marcas de smartphones (à exceção da Apple) apresentam os seus novos lançamentos

Decorre durante estes dias, em Barcelona, a Mobile World Congress e é neste campo de batalha que as maiores marcas de smartphones (à exceção da Apple) apresentam os seus novos lançamentos. Todos os anos há produtos em destaque — e nesta edição o telemóvel dobrável da Huawei recebeu grande destaque —mas não foi a única com novidades. Também a marca suiça Punkt lançou um grande produto, considerado inovador — um telemóvel detox.

O telemóvel não tem acesso à internet e serve apenas para fazer chamadas e mensagens de texto. Tem ainda as ferramentas básicas de calculadora, relógio, alarme e notas. É quase uma reinvenção do velhinho Nokia 3310, mas sem o jogo do Snake e menos robusto. O primeiro lote já foi vendido.

"Estamos a falar de milhares", referiu a chefe de comunicações da empresa, Marcia Caines. O MP02 é apenas o segundo telefone da empresa, que espera aumentar as receitas com a crescente onda de "bem-estar digital".

Apesar de ter conetividade 4G LTE, esta apenas serve para ligá-lo ao computador ou tablet. Com um design leve, o corpo do telemóvel é reforçado com fibra de vidro, com um revestimento resistente a abrasão. A empresa referiu, na apresentação, que "É um telefone para manter, não substituir". O MP02 vai estar à venda por cerca de 350 euros (300 libras).

VÍCIO MÓVEL

A dependência do telemóvel é um problema real do século XXI e o que pode parecer um retrocesso vem agora ajudar quem não se consegue desligar do mundo virtual. Estamos tão ligados aos telemóveis que, mesmo quando não recebemos notificações, alguns de nós já imaginamos que eles tocaram. É o chamado "phantom vibration syndrome" (síndrome da vibração fantasma, em tradução livre).

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.