Perfil

Vida Extra

Conheça os assistentes domésticos que estão a tomar as nossas casas

Acordar e ter uma assistente para responder às nossas perguntas ou conseguir dar ordens aos objetos lá de casa já não é coisa de ficção científica. Chegámos ao futuro

Bom dia Google, liga a máquina do café.” Tomo o pequeno-almoço daqui a 10 minutos. “Alexa, lembra-me de comprar pão.” Acabou-se ontem à noite. “Cortana, como está o tempo?” Será que preciso do chapéu de chuva? “Siri, toca música rock.” Estou a precisar da energia extra. “Mycroft, como está o trânsito até ao meu trabalho?” Não me posso atrasar.

Imagine acordar e ter uma assistente invisível que responde a todas as suas perguntas e obedece a tudo o que lhe disser. Parece um cenário futurista e distante, mas já não é. O futuro já chegou e está a entrar nas nossas casas a uma velocidade tão vertiginosa que, às vezes, o presente já quase parece o passado. Colunas que falam connosco — ainda que, neste momento, não falem português — e objetos que obedecem à nossa voz já não existem só no imaginário da ficção científica e começam a ser a realidade de muitas famílias.

Para ler o artigo na íntegra, clique AQUI.