Perfil

Vida Extra

O Facebook quer os jovens de volta. E para isso está a criar o 'LOL'

Memes e vídeos serão os meios preferenciais de interação na nova plataforma do Facebook

Priscilla du Preez

Entre as muitas expressões nascidas na internet, “LOL” foi sempre uma das mais utilizadas, sobretudo entre os mais novos. Significa 'Laughing Out Loud', que é como um falante de inglês diz “Rir Alto”. O Facebook vai agora aproveitá-la para dar nome a uma plataforma feita precisamente para os utilizadores mais jovens. 'Facebook LOL' promete ser uma plataforma de diversão, onde será possível criar e partilhar vídeos, memes e GIF's - as duas últimas expressões também nascidas na rede, uma para designar imagens com mensagens escritas, curtas e humorísticas, a outra para imagens animadas com os mesmo fins.

A notícia foi avançada pelo especialista em tecnologia Tech Crunch e depois confirmada pelo próprio Facebook. E a premissa é a que já se desconfiava. Os números dizem que a rede social não pára de crescer em número de utilizadores, mas há um problema que eles escondem: quem mais adere à rede é também quem tem mais idade. Os jovens, e sobretudo os adolescentes, estão a abandonar - ou a nem sequer entrar - na rede criada por Mark Zuckerberg. E mudar esse cenário é um dos desafios da empresa para 2019.

'Facebook LOL' é uma primeira ideia nesse sentido, ainda sem data de lançamento, mas da qual já se vê um esboço: dividida em categorias como “animais”, “partidas”, “celebridades”, “jogos”, será uma forma de reunir o melhor do mais divertido que se vê na internet. Cada publicação poderá ser avaliada pelos utilizadores, que com base nisso, e no famoso algoritmo, receberão depois sugestões do que mais os pode divertir.

Até ao momento, e dada a fase experimental em que se encontra, ainda não é possível saber se a plataforma funcionará dentro do Facebook ou como uma aplicação independente. Certo é que a perda de popularidade entre os millennials, mesmo para redes que fazem parte da mesma empresa, como é o caso do Instagram, estão agora no topo das preocupações da equipa de Zuckerberg.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.

A carregar...