Perfil

Vida Extra

“Desafio dos 10 anos”. Como a última década mudou o nosso planeta

Organizações e ativistas estão a transformar o mais recente desafio viral da internet numa ação de campanha que alerta para o quanto as alterações climáticas e conflitos estão a mudar a aparência do planeta.

Feed da Green Peace Brasil

Green Peace Brasil

Se esteve nas redes sociais nos últimos dias, provavelmente já se deparou com a nova tendência viral. O “desafio dos 10 anos” (#10YearChallenge) está a correr e a internet, multiplicando-se os utilizadores das diferentes plataformas que publicam duas fotos lado a lado para mostrarem o quanto mudaram fisicamente na última década.

Servindo-se da popularidade deste novo desafio, várias organizações, ativistas e outras personalidades famosas estão a publicar imagens para alertar para os conflitos e alterações climáticas que alteraram o planeta em 10 anos. Cidades destruídas, glaciares derretidos e florestas que desapareceram são algumas das fotografias que estão a circular nas redes sociais.

Mas nem tudo são más notícias. Algumas organizações usaram o desafio para celebrar o que alcançaram nos últimos dez anos. A SolarPower Europe destacou o aumento a nível mundial da capacidade de gerar energia a partir do sol e a UN Environment (a página oficial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) assinalou o sucesso do programa que permitiu o regresso dos jaguares ao Iberá National Park, na Argentina.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.