Perfil

Vida Extra

O que explica o início da vida sexual quando ainda não se está preparado?

Mais de metade das mulheres e 40% dos homens no Reino Unido admitem ter perdido a virgindade antes de se sentirem preparados, colocando em risco a saúde e bem-estar, de acordo com um estudo da London School of Hygiene and Tropical Medicine

Jose Chomali

A pressão social e o uso de contracetivos pode explicar, de acordo com os investigadores, o facto de que os jovens acusem a urgência de ter a primeira experiência sexual - que pode não ser a mais positiva- num momento em que, eventualmente, ainda não estão preparados. A idade de consentimento para os britânicos fixa-se nos 16 anos, mais tarde do que em Portugal, onde a lei estipula que a partir dos 14 qualquer adolescente pode iniciar a sua vida sexual.

A co-autora do estudo, Kaye Wellings, refere que, embora a existência de uma idade mínima para relações consentidas constitua uma medida protetora, pode fazer com que muitos indivíduos sintam a necessidade de encontrar um parceiro sexual logo aos 16 anos.

“A primeira relação sexual é um evento bastante importante na vida de alguém e apenas 3% das pessoas não não conseguem recordar-se desse momento”, salienta a investigadora. “Se esse acontecimento se tornar numa experiência miserável isso vai afetar as relações subsequentes”, complementa Kaye Wellings.