Perfil

Vida Extra

Estudo revela a altura do dia em que o seu corpo é capaz de queimar mais calorias em repouso

Dormir e perder o maior número de calorias possível. O que mais se pode pedir da vida?

Gregory Pappas

Sete pessoas, homens e mulheres entre os 38 e os 69 anos, mantidas em quartos sem janelas por 37 dias, e sem outros utensílios, como internet, telefone ou relógios. Parece um teste social, e está perto de ser, mas é um estudo da Escola de Medicina de Harvard com o intuito de perceber a relação entre o gasto de energia e os períodos de descanso. Que o corpo humano queima calorias a repousar já se sabe, a novidade é identificar a diferença desse gasto em cada período do dia.

Por isso, os participantes do estudo nunca sabiam que horas eram, sabiam apenas - ou obedeciam - quando deveriam ir dormir, um momento que todos os dias era adiantado quatro horas, percorrendo vários fusos horários. Assim seria possível comparar a diferença de queima de calorias nos vários horários. A conclusão é que o período da tarde é aquele em que o dispêndio de energia é maior, o que dá razão a quem não dispensa a “sesta da tarde”.

O cálculo foi feito através dos sensores usados no corpo de cada participante, que mediam as respetivas temperaturas corporais. Quanto mais alta a temperatura, maior o gasto energético, mais calorias a abandonar o corpo. O teste permitiu perceber que a temperatura corporal das pessoas em descanso , sem fatores externos, diminuía ao fim da noite e durante a madrugada, subindo substancialmente ao final da tarde. Ainda que a oscilação dependa sempre de cada pessoa, e algumas tenham atingido o pico pelas 14h e outras já depois das 20h, o estudo publicado no jornal Current Biology aponta essa queima máxima de calorias em repouso para as 17h. Do lado oposto está a madrugada, com o pico menor a ser atingido pelas 5h da manhã.

Qualquer que seja o seu caso, mesmo que a dica da sesta ajude, é importante lembrar que a regularidade e a constância contam, isto é, o sucesso de qualquer dieta saudável tem muito a ver como a forma regrada e regulada como se comporta ao longo dos dias.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.

A carregar...