Perfil

Vida Extra

Apaixonado pela High Line? Miami está a aprender com Nova Iorque

A cidade da Florida está a mudar e as obras da Underline já começaram. O projeto que está a mudar Miami já mexe e a inauguração do novo parque está marcada para 2020. O investimento é superior a 100 milhões de euros

Quem conhece Miami sabe que a maior parte do seu sistema de metropolitano foi construído acima do solo e mesmo quem gosta da cidade por inteiro compreende que os quase 40 quilómetros de carris suspensos (das duas linhas de metro existentes) não são a solução mais estética para uma cidade que agora se quer dos peões.

A mudança de cada vez mais pessoas para o interior das cidades — o regresso às grandes urbes é tendência — obriga à criação de novos espaços para os cidadãos e são cada vez mais os locais do mundo em que o carro deixa de ter prioridade em questões urbanísticas. Em Miami há novidades e o vazio urbano existente abaixo das linhas de metro, entre o norte e o sul da cidade, terá agora uma maior atenção.

O projeto de reconversão do local, que será transformado num mega-parque de lazer e atividade física, está orçamentado em 120 milhões de dólares (cerca de 105 milhões de euros) e promete revolucionar a forma de viver a cidade. A inauguração está agendada para 2020, altura em que a terra e o alcatrão já terão desaparecido para dar lugar a espaços verdes e trilhos para a prática desportiva. Em causa está uma extensão de 16 quilómetros, entre o sul de Miami, Coral Gables e o centro da cidade.

Apelidado de Underline, o novo espaço de Miami foi projetado pela empresa James Corner Field Operations, de Nova Iorque, que deu forma ao famoso parque elevado de Manhattan, o High Line. Veja o antes e depois, criado pelo Vida Extra ao arrastar as fotografias acima disponibilizadas.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.

A carregar...