Perfil

Vida Extra

10 razões pelas quais os anos 90 foram incríveis

O coletivo Revenge of the 90s pediu ao humorista Diogo Faro (esse mesmo, das crónica da Tribuna Expresso) para escrever um livro que é uma viagem aos anos 90. E nós pedimos-lhe para escolher 10 memórias para resgatar o saudosista que há em nós. O livro "Também Tive um Pega Monstro" é apresentado hoje em Lisboa

Diogo Faro

A década de 90 foi pródiga em qualquer área, desde os eventos políticos à música, passando pelo cinema e pela moda. A guerra da Bósnia, a Expo 98, 'O Bacalhau Quer Alho', o Bueréré e milhões de outras coisas que nos marcaram de uma forma ou de outra. Escolhi 10 das coisas destes tão lindos anos que mais me marcaram, sem ordem de preferência. Mas se tivesse que escolher o acontecimento de que gosto mais, escolheria o que descrevi no ponto 7.

1. "Dragon Ball"

Se "Dragon Ball" fosse uma droga, milhões de crianças dos 90 como eu tinham morrido de overdose. Era um aflição todos os dias para ir a correr da escola para casa porque começava às 16h. Era uma angústia quando o narrador dizia “não percam o próximo episódio, porque nós também não” e o Son Goku ainda estava com os braços no ar a reunir a energia universal para vencer o Freeza.

2. "Trainspotting"

Por falar em droga, o Trainspotting é uma grande filme que tanto nos faz rir com o Begbie à porrada com tudo e todos ou nos faz relacionar com as emoções do Mark, que mostra tão claramente porque ninguém se deve meter no cavalo. Choose life.

3. FUBU e Resina

Veio a moda dos dreads – muito por culpa do Fred Durst e dos Limp Bizkit – e todos quisemos ter coisa da FUBU ou da Resina, com menor ou maior intensidade. Felizmente para o mundo, não durou muito, principalmente porque o pessoal se começa logo a esticar e começando com as calças descaídas já ia com elas quase nos tornozelos.

4. FIFA 98 e Tony Hawk Pro Skater

O tempo que gastei de vida a jogar estes dois jogos dava aproximadamente para tirar um doutoramento em astrofísica, mas ter-me ia sido muito menos útil na vida. Ainda hoje em dia se eu oiço a Song 2 dos Blur nalgum lado, começo automaticamente à procura de um comando de PlayStation.

5. Jogadores de futebol

Vejam lá se estes não são míticos: Figo, Rui Costa, Ronaldo, Roberto Carlos, Fernando Couto, Jorge Costa, Paulinho Santos, Balakov, João Vieira Pinto, Preud’homme, Dani, Jardel, Beckham, Futre, Cantona, Giggs, Owen, Zidane, Guardiola, Schmeichel. Tantos! Ah! E também estes: Fernando Aguiar, Secretário, Paulo Madeira, Argel…

6. DOT

Provavelmente, o maior bailinho colectivo que Portugal já levou. Um bocadinho de esferovite que se colava no canto superior da televisão para depois de ganhar prémios. Acho que nem a Herbalife engana tanto as pessoas como o DOT enganou.

7. Feijoada na Ponte Vasco da Gama

É dos meus momentos preferidos de toda a História do nosso lindo país. 15 mil pessoas sentadas na ponte a comer uma feijoada de proporções épicas e a beber vinho do garrafão. Isto grita Portugal por todo o lado. A minha vénia a quem teve a brilhante ideia.

8. Diabolo

Ainda hoje em dia deve haver milhares de diabolos perdidos em telhados por todo o país. Queríamos sempre ter o recorde da escola a lançar aquilo mais alto. Foi uma moda gira, mas ainda bem que não durou muito porque não podíamos ir todos para professores do Chapitô ou malabaristas de semáforo.

9. Herman Enciclopédia

Se agora sou comediante, muito devo ao Rei Herman. Acho que eram poucos os sketches que eu não sabia de cor, fosse Diácono Remédios, Super Tia, Lauro Dérmio ou Mike e Melga.

10. Da Weasel

A banda do Pacman (agora Carlão) e do Virgul foi claramente das que mais me marcou a puberdade. Foi nesses anos que me apaixonei pela primeira vez, e acho que até fiz de propósito para poder cantar muito emocionadamente “nunca me deixes, preciso de ti, o amor é uma loucura e eu preciso de ti…”.

"Também Tive um Pega-Monstros - Uma Viagem aos anos 90" (Manuscrito), de André Henriques, Miguel Galvão e Paulo Silva, com textos de Diogo Faro, é apresentado esta quarta-feira, às 18h, no Bolero Lisboa

A carregar...