Perfil

Vida Extra

Hotel onde Eça de Queiroz viveu e escreveu “Os Maias” eleito um dos mais 'trendy' no mundo

As Janelas Verdes, hotel de charme localizado rua com o mesmo nome, foi distinguido como o terceiro melhor 'hip hotel' a nível global no 'top 10' do site de viagens Luxury Travel Diary

Foi a casa onde Eça de Queiroz viveu em Lisboa, e onde alegadamente o escritor escreveu o seu célebre romance "Os Maias - um traço distintivo do hotel As Janelas Verdes, na rua com o mesmo nome, que ajudou a conquistar o terceiro lugar no recém-publicado 'top 10' dos melhores 'Hip Hotels' do mundo, do site de viagens Luxury Travel Diary.

Neste 'top' de 'hip hotels' que procura destacar unidades não convencionais em locais de todo o planeta escolhidos a dedo, o hotel no centro histórico de Lisboa conquistou um invejável terceiro lugar, a seguir aos Las Ventanas Al Paraiso em Los Cabos (México), que ficou em primeiro lugar, e o Hotel Chalet Aurelio em Lech (Áustria), que ficou em segundo lugar.

O hotel As Janelas Verdes foi destacado pelo Luxury Travel Diary pela sua elegância e "charmoso estilo clássico", conseguindo "preservar a história do séc. XVIII no centro histórico da bela cidade de Lisboa". O site de viagens lembra que o palacete já foi a casa de Eça de Queiroz em Lisboa, e que foi aqui que o escritor do séc. XIX terá escrito a sua mais icónica obra, o romance 'Os Maias'.

Também é enfatizado pelo Luxury Travel Diary haver "obras de arte, livros e fotos de família, criando a atmosfera que é a quintessência de uma novela romântica". O site de viagens de luxo recomenda especialmente a biblioteca no 'rooftop' do hotel e o seu terraço "com magníficas vistas sobre o Tejo", além do jardim interior.

O facto do hotel As Janelas Verdes se localizar perto do Museu de Arte Antiga, e numa zona repleta de "igrejas escondidas, lojas de antiguidade ou restaurantes de cozinha deliciosa" são outros trunfos destacados pelo Luxury Travel Diary - a par do facto de ter 'amenities' da marca Molton Brown ou dos seus "29 quartos alegres e soalheiros emanarem agradáveis tons de verde e vermelho" numa decoração que resulta elegante e "confortável".

As Janelas Verdes faz parte do grupo de Hotéis Heritage (presidido por Manuel Duarte Fernandes), que integra uma série de unidades de charme no centro histórico de Lisboa, em antigas casas ou edifícios de valor patrimonial. O grupo hoteleiro é propriedade de famílias portuguesas, que assumem o objetivo de "criar ambientes intimistas, vincando a ligação à cidade de Lisboa, o seu património e cultura". Além de As Janelas Verdes, também fazem parte deste grupo os hotéis Britania, Heritage Avenida da Liberdade, Lisboa Plaza e Solar do Castelo.