Perfil

Vida Extra

Projeto turístico “Un descanso en los Caminos” alia Caminhos de Santiago às termas

A Agência e o Cluster de Turismo da Galiza apresentaram esta quinta-feira, no Porto, o projeto turístico "Un descanso en los Caminos" que alia os Caminhos de Santiago à promoção das termas galegas

Nuno Ferreira

A Agência e o Cluster de Turismo da Galiza apresentaram esta quinta-feira, no Porto, o projeto turístico "Un descanso en los Caminos" que alia os Caminhos de Santiago à promoção das termas galegas.

Durante a sessão de apresentação na Loja Interativa Porto Welcome Centre, a diretora da Termatalia, Emma González explicou que, apesar de envolver os Caminhos de Santiago, o público a quem este se destina "não é tanto" aos peregrinos, mas aos turistas atraídos pelos caminhos, bem-estar, caminhadas e contacto com a natureza.

"Este projeto vincula a oferta dos balneários termais da Galiza aos Caminhos de Santiago e espera dar o salto com o impacto do Jacobeu 2021", disse.

Além disso, o projeto, que envolve 18 balneários, quer atrair quem tem interesse no destino Galiza, quer nacional, quer internacionalmente, referiu.

O "Un descanso en los Caminos" é resultado de um concurso de ideias promovido pelo Governo da Galiza, salientou Emma González.

Por seu lado, o gerente de Balneários da Galiza, Benigno Amor, sublinhou que o propósito é vincular os Caminhos de Santiago com os recursos naturais, combinando "as duas grandes fortalezas" da Galiza, apresentando-a como destino turístico de eleição.

A eurorregião Galiza e Norte de Portugal é uma das regiões europeias com "maior riqueza" em termos de águas minerais e termais e com maior tradição no seu uso em bebidas, ressalvou.

Falando na existência de 21 balneários termais na Galiza, Benigno Amor adiantou que esses representam 20% da oferta nacional espanhola.

"A Galiza é o primeiro destino turístico termal de Espanha", reforçou.

E, acrescentou, é um potenciador de riqueza e de emprego nas regiões do interior.

Por esse motivo, Benigno Amor entendeu que o Norte de Portugal, com a sua afinidade pessoal e com a sua identidade cultural, constituiu um "parceiro ideal" neste projeto.

O "Un descanso en los Caminos" é um projeto conjunto promovido pela Expourense, Associação de Balneários da Galiza, Grupo Caldaria e a Federação Provincial de Hotelaria de Ourense, com o apoio do Cluster de Turismo da Galiza e de a Agência de Turismo da Galiza.