Perfil

Vida Extra

Portugal Natural. O singular deserto vermelho e nove outras sugestões imperdíveis

Conheça o melhor do Portugal Natural nesta seleção que conta com alguns dos lugares menos conhecidos do país. Viaje connosco e deslumbre-se com paisagens de cortar a respiração

SANTA MARIA, AÇORES

A ilha mais injustiçada dos Açores, a que menos aparece na imprensa, que enaltece maioritariamente as suas irmãs, merece o destaque desta escolha de 10 sítios emblemáticos do imenso Portugal Natural. No arquipélago, foi a primeira ilha a emergir do oceano, a primeira a ser descoberta, e ainda se distingue pela sua diversidade. Senão, vejamos. Tem um deserto, vermelho e intrigante, localmente conhecido por Barreiro da Faneca; uma Praia Formosa de areias claras, coisa rara nestas ilhas vulcânicas; e uma reconhecida riqueza subaquática — com destaque para o inofensivo tubarão-baleia, o maior peixe do mundo, que atrai mergulhadores de todos os cantos do planeta a Santa Maria.

Qualquer visita à ilha do Sol, como também é conhecida, não fica completa sem uma deslocação às atrações da baía da Maia: a cascata do Aveiro, onde a água se despenha de uma altura de cerca de 80 metros; as vinhas, que nesta baía forram literalmente as íngremes encostas, suportadas por ‘quartéis’, os fotogénicos muretes de pedra basáltica; o farol da Ponta do Castelo, alcandorado numa pequena península, servido por uma estreita estrada que serpenteia encosta acima... A sugestão extra desta ilha é um alojamento: a Pousada da Juventude, um edifício com uma localização privilegiada, com uma bonita piscina infinita e vistas desafogadas para o imenso oceano. Preços muito em conta: €17,50 por uma cama em camarata, €39 por um quarto duplo com WC; pequeno-almoço básico, incluído em ambas as opções.

Se ficou com vontade de viajar até Santa Maria, continue a explorar o “Portugal Natural” do Especial Escapadelas e conheça novas sugestões para os dias mais frios.

Para ler o artigo na íntegra clique AQUI