Perfil

Vida Extra

A Barragem do Caldeirão vai ganhar uma piscina natural

A Câmara Municipal da Guarda vai inaugurar na segunda-feira uma piscina natural na Barragem do Caldeirão, para permitir que os habitantes usufruam da albufeira localizada nas proximidades da cidade, foi hoje anunciado.

A Câmara Municipal da Guarda vai inaugurar na segunda-feira uma piscina natural na Barragem do Caldeirão, para permitir que os habitantes usufruam da albufeira localizada nas proximidades da cidade, foi hoje anunciado.

A piscina natural está inserida num parque fluvial que possui balneário, bar de apoio e uma zona de relvado para a estadia dos veraneantes.

"É um espaço que está localizado próximo da cidade, onde podemos usufruir de um espelho de água artificial", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

Segundo o autarca, o município investiu cerca de 134 mil euros na instalação do equipamento de veraneio, que também vai ter vigilância de nadador-salvador.

"Não sendo obrigatório por lei", o município fez o investimento na área da segurança "para salvaguardar as vidas das pessoas que ali procuram momentos de lazer", justificou.

De acordo com Carlos Chaves Monteiro, a instalação da piscina natural corresponde à primeira fase da intervenção prevista para a zona da Barragem do Caldeirão, seguindo-se uma segunda relacionada com a criação de um centro náutico e uma terceira que envolve um projeto "de natureza turística e afins".

Em relação à vertente do centro náutico, o município pretende construir um edifício "entre a margem da barragem e a estrada de Maçainhas para a Corujeira".

Para a concretização da terceira fase do projeto, a Câmara Municipal da Guarda está em negociações com a EDP, para concessão do espaço onde estiveram os antigos estaleiros da construção da barragem, para dinamização de um projeto "de natureza turística e afins".

"Já reunimos com representantes da EDP com vista à assinatura de um protocolo de cedência do terreno do lado oposto onde está hoje a piscina do Caldeirão", adiantou Carlos Chaves Monteiro.

A Barragem do Caldeirão é de fins múltiplos e foi construída em 1988.

A sua albufeira abrange áreas da Freguesia de Maçainhas e das Uniões de Freguesias de Corujeira e Trinta, Pêro Soares, Mizarela e Vila Soeiro, no concelho da Guarda.

A piscina natural da Barragem do Caldeirão, que será inaugurada pelas 15:00 de segunda-feira, vem juntar-se às duas praias fluviais que já existem no concelho da Guarda: Aldeia Viçosa (no rio Mondego) e Valhelhas (no rio Zêzere).