Perfil

Vida Extra

Quer provar um cocktail no Oasis of the Seas? Este navio de cruzeiros vai ter bebidas preparadas por robôs

Mais do que um navio, o Oasis of the Seas foi uma revolução na indústria de cruzeiros em 2009. Mas agora chegou a altura de ser remodelado. É a maior e mais surpreendente renovação já vista num navio de cruzeiros. Saiba como vão ser investidos os 150 milhões de euros

Jaime Figueiredo

Jaime Figueiredo

Coordenador-Geral de Infografia

Este gigante já não é o maior navio do mundo. Mas a renovação a que será sujeito — entre 22 de setembro e 23 de novembro e após encerrar sua temporada de cruzeiros de verão na Europa — vai dar-lhe uma nova vida. E devolver-lhe a grandiosidade com que surpreendeu o mercado há uma década. Mesmo que o navio-irmão, o Symphony of the Seas, continue a vencê-lo em comprimento por cinco centímetros. O investimento é de 150 milhões de euros e o Vida Extra mostra-lhe já quais serão as principais alterações.

Quando der entrada no estaleiro de Navantia, em Cádiz e os trabalhadores subirem a bordo, possivelmente terão a sensação de estarem perdidos. Há Corredores que não terminam. Portas que vão dar a um espaço exterior, depois ao interior e depois novamente ao exterior. Ruas que se prolongam por vários metros até dar a outras, que por sua vez vão dar a outras ainda. Espaços fechados e depois grandes áreas abertas. É um labirinto gigante que aguarda por ser remodelado.

Drench buckets prometem horas de diversão

Drench buckets prometem horas de diversão

Royal Caribbean

Nos decks superiores do navio, a Piscina e a Sports Zone serão ambas reinventadas, com novas áreas para relaxar e mergulhar em novas aventuras, com novidades que irão juntar-se aos populares simuladores de surf, Flowriders, o slide de 9 decks e as paredes de escalada.

Os destaques da modernização incluem a recriação do deck da piscina inspirado nas Caraíbas, com espreguiçadeiras, sofás, camas de rede, cadeiras baloiço, e com um bar que estreou no Navigator of the Seas, o The Lime & Coconut, que será um dos locais mais animados a bordo, de dia e à noite, com cocktails à beira da piscina, DJ´s e música ao vivo. O navio terá ainda, no deck 15, novas banheiras de hidromassagem e, na parte da frente, um Solarium renovado, apenas para os adultos.

Ultimate Abyss surge no gigante Oasis of the Seas como se de magia se tratasse

Os passageiros também poderão testar a sua coragem no Ultimate Abyss, um escorrega com dez decks de altura, aproximadamente uns trinta metros, cuja entrada é feita na boca de uma piranha gigante. Depois é “só” entrar num dos tubos cor de rosa e mergulhar num abismo de escuridão e velocidade até chegar lá abaixo. A seguir pode aventurar-se no The Perfect Storm, um trio de escorregas aquáticos, conhecidos como Typhoon, Cyclone e Supercell.

Para os mais jovens estará disponível a Splashaway Bay, com o Splash Pad para os bebés, três escorregas aquáticos, canhões de água, fontes, piscinas e dois drench buckets, que são baldes que quando enchem viram-se ao contrário e ... as crianças adoram um bom banho!

Restaurante de grelhados Portside BBQ

Restaurante de grelhados Portside BBQ

Royal Caribbean

A mais ousada modernização dentro do projecto Royal Amplified até hoje irá introduzir novos restaurantes que vão diversificar ainda mais as 23 opções de incluídas ou de especialidade, incluindo o restaurante de grelhados Portside BBQ, com carne fumada de bovino, a carne de porco, de frango e as costeletas de vaca, além das opções leves como diferentes tipos de massas, quiches, saladas e sobremesas como a Banana Dream e o Brownie. Outra opção no deck da piscina é a comida mexicana no El Loco Fresh, com tacos, burritos, quesadillas, mini saladas e uma grande variedade de molhos.

Se descer até ao deck 6 encontra mais novidades. No Playmakers Sports Bar & Arcade, situado na Boardwalk, os passageiros podem encontrar 80 televisões grandes, jogos de tabuleiro, jogos electrónicos, torneios, uma sala VIP Owner’s Box, bar e cervejas geladas. Para os amantes de doces, a sugestão é o Sugar Beach com doces a perder de vista. Tem mais de 220 tipos de doces e um balcão com gelados.

Spotlight Karaoke, na Royal Promenade

Spotlight Karaoke, na Royal Promenade

Royal Caribbean

A animação noturna poderá passar pelo novo Spotlight Karaoke, na Royal Promenade, para cantar e dançar no palco principal ou numa das duas salas privadas disponíveis, ou pelo Music Hall (até agora exclusivo da Classe Quantum), onde diversas bandas irão apresentar os seus sucessos ao vivo, que poderão ser ouvidos na pista de dança, nas mesas de snooker e nas zonas de estar privadas dos dois pisos.

O Oasis of the seas também vai poder contar com o Bionic Bar, onde por trás do balcão temos não um barman, mas dois braços robóticos. Os clientes escolhem primeiro os ingredientes dos coktails, depois o braço que parece saído do “Exterminador Implacável” trata do resto. Há ainda lojas de marca, cafés com um certo ar de requinte e neons de várias cores. Até um ponto em que nos esquecemos que, na verdade, estamos dentro de um barco. Também os espaços dedicados aos bebés, crianças e adolescentes serão “reinventados e aprimorados com tecnologia que proporciona experiências interactivas, personalizadas e inesperadas”.

O Adventure Ocean irá receber uma reestruturação total, com novas áreas organizadas por tipo de atividades, criadas para envolver as crianças e as famílias nas aventuras que escolherem tendo em conta as suas preferências. Também há infantário, uma área com actividades para crianças entre os três e os cinco anos e outra para adolescentes, com uma porta de entrada “secreta”, uma sala de jogos, filmes, música e um novo deck ao ar livre onde poderão descontrair e interagir com outros adolescentes”.

Royal Escape Room

Royal Escape Room

Royal Caribbean

Além das actividades já existentes, como a patinagem no gelo e o mini golfe, o Oasis of the Seas vai passar a ter um novo jogo de Laser tag, florescente, intitulado de Clash for the Crystal City, onde duas equipas irão confrontar-se de forma a reinvidicar a cidade de cristal e impedir a extinção iminente. Outra opção de entretenimento será a nova Royal Escape Room - Mission Control: Apollo 18, que transporta os passageiros para o ano de 1973. Os participantes aventureiros devem unir esforços para resolver todos os enigmas a tempo e lançar para a lua a Apollo 18.

Após a renovação, a partir de 24 de Novembro, o navio fará itinerários de sete noites nas Caraíbas, com partidas de Miami. A partir de Maio de 2020, o navio ruma a Nova Iorque para fazer cruzeiros de sete noites a partir de Cape Liberty, Nova Jersey.

Além do Oasis of the Seas, a Royal Caribbean está a renovar gradualmente outros navios através do programa que designou Royal Amplified. O plano prevê a renovação de 10 navios em quatro anos, com um investimento de cerca de 900 milhões de euros.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.