Perfil

Vida Extra

Este é o melhor dia para ir a Paris e arredores. Mais de mil museus vão ter entrada grátis

É o Dia Internacional dos Museus e em França a data é levada muito a sério

Stacy Wyss / Unsplash

Quando nasceu, o Ministério da Cultura francês tinha como principal objetivo proteger o património histórico e cultural do país, nomeadamente os museus. Estávamos em 1959, faz agora exatamente 60 anos. Com o passar do tempo foi sendo percetível que era preciso também convidar e incentivar as pessoas a visitar esses espaços que, sem elas, é como se não existissem. Nesse sentido, o La Nuit des Musées (“A Noite dos Museus”) é um dos pontos altos do calendário francês.

Coincidindo com o Dia Internacional dos Museus, mais de mil espaços espalhados pelo território (França tem 1.218) abrem as portas no terceiro sábado do mês — este ano é o dia 18 de maio — e deixam-nas assim até mais tarde do que o habitual. Os visitantes não só podem visitar as exposições até ser noite, como participar nas atividades de forma gratuita, sejam elas concertos ou sessões de leitura. Para as crianças há também programas especiais, a evitar o enfado e a ensinar novas formas de ver a história e a arte.

França não é o único país a participar, ainda que seja provavelmente o mais prolífico. O Ministério da Cultura local criou mesmo um mapa interativo onde se reúnem todos os intervenientes da democrática iniciativa. Explore-o AQUI.

Abaixo pode ver alguns dos museus aderentes em Paris.

Museu D’Orsay

Museu D’Orsay

Divulgação

Centre Pompidou

Centre Pompidou

Björn Engqvist / Flickr

Museu do Louvre

Museu do Louvre

Stacy Wyss / Unsplash

Museu de L’Orangerie

Museu de L’Orangerie

Stijn te Strake / Unsplash

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.