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Combata o stress do dia-a-dia. 5 dicas para relaxar o corpo e a mente

Os casos de burnout em Portugal têm vindo a aumentar. O trabalho, a correria do trânsito e as preocupações constantes são as principais causas do stress. Neste ritmo acelerado é praticamente impossível relaxar e isso pode estar a pôr em risco a sua saúde. A Worten e o Vida Extra têm uma proposta para si: tire 15 minutos por dia para relaxar e vai sentir-se melhor, mais energético e mais ativo.

Controle a sua respiração


Foto: Unsplash

Sabia que a respiração ajuda a controlar o stress e a ansiedade? Experimente: Inspire profundamente até encher a barriga de ar. Agora, lentamente, expire. O seu corpo já começou a relaxar. Basta um minuto de exercícios de respiração para começar a sentir os efeitos.

Para uma respiração correta deverá encher na totalidade os pulmões, ou seja, utilizar o músculo do diafragma para inspirar. Deverá expandir o abdómen, criando o efeito de que está a encher a barriga de ar.

Poderá também optar por fazer uma respiração pausada, inspirando lentamente enquanto conta até três e deixando o ar ficar nos pulmões durante três segundos. Depois, expire contando novamente até três e espere novamente três segundos antes de repetir o exercício. Ao focar a sua atenção na respiração está também a contribuir para o relaxamento da mente.

São pequenas dicas que podem fazer a diferença, especialmente para controlar o seu ritmo cardíaco. Faça o teste: com o medidor de tensão Beurer pode comparar os valores da sua tensão arterial antes e depois do exercício. Através da sua ligação Bluetooth poderá enviar os dados para o seu smartphone.

Prepare um banho morno


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O banho é por excelência um momento só para si e onde pode relaxar e refletir sobre o seu dia. A água quente a cair na cabeça quase que faz perder a noção do tempo. É precisamente esta sensação que procuramos no nosso momento de relaxamento.

Há uma explicação: A água aquecida – não ultrapassando os 39º Celsius – potencia a dilatação dos vasos sanguíneos o que faz com que o oxigénio chegue mais rapidamente aos músculos. Desta forma o corpo fica aliviado e menos tenso e as contrações musculares diminuem.

Para além disso, a água quente ajuda ainda na limpeza da pele abrindo os poros, prevenindo o acne e as espinhas e potenciando a regeneração da pele.

Aproveite para ler um livro


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Uma boa história tem a capacidade de nos transportar para um universo à parte e, por isso, ler é também uma das melhores técnicas para se desligar do seu dia-a-dia. Por outro lado, um bom livro ajuda também a exercitar a memória e o cérebro.

Mas as vantagens não se ficam por aí: Ao mergulhar numa história está também a melhorar a sua performance no trabalho uma vez que a leitura alarga o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico e ajuda a melhorar os níveis de concentração.

E enquanto embarca numa aventura ou se deixa apaixonar por um romance, aproveite para relaxar os músculos com o eletroestimulador Bluetens. Basta colocar os dispositivos na zona do corpo mais tensa e pode controlar a intensidade do tratamento através do smartphone. Para além do relaxamento muscular, a eletroestimulação permite aliviar a dor e contribui para a construção do músculo.

Faça umas massagens


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Quando se pensa em relaxamento, pensa-se em massagens. E há uma razão para esta relação entre os dois conceitos: ao massajar o corpo está a diminuir a ansiedade e a aliviar dores e tensões musculares muitas vezes causadas pelo stress do dia-a-dia.

São muitos os efeitos positivos das massagens quer ao nível físico, quer ao nível psicológico: diminuem o cansaço acumulado, melhoram a circulação sanguínea e aliviam dores de cabeça e insónias. Para além disso criam uma sensação de bem-estar e aumentam a energia do corpo.

Se puder, peça a alguém que lhe faça umas massagens. Mas se não tiver essa oportunidade, o massajador Homedics Shiatsu pode ser o seu massagista privado. Para além de ter três programas de massagem – que pode direcionar a diferentes zonas das costas –, este aparelho emite ainda calor, através de sensores infravermelhos, para relaxar os músculos e diminuir a rigidez do corpo e da cervical.

Afaste-se dos aparelhos tecnológicos


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Deixamos o desafio: desligue os seus aparelhos tecnológicos por alguns minutos. Hoje em dia os smartphones e os tablets são as principais formas de estar em contacto com os outros, mas são também uma fonte de stress. Seja por questões pessoais ou profissionais.

Se deixar o telemóvel em silêncio ou em modo avião – e é importante que não emita qualquer som ou vibração – durante alguns minutos vai poder descansar a sua mente e os seus olhos.

Existem agora opções nos smartphones que permitem colocar todas as chamadas em silêncio à exceção dos seus contactos favoritos. Opte por esta opção se tiver alguma situação que possa ser urgente. Mas tenha em atenção que uma chamada do seu chefe fora do horário de trabalho não deve ser considerada uma urgência.

Com a Worten tenha uma Vida Extra mais saudável!