Perfil

Vida Extra

10 sítios ideais para fazer a sua corrida matinal em Lisboa e no Porto

Quer fazer exercício físico e não sabe por onde começar? Está farto de correr sempre nos mesmos sítios? A Worten e o Vida Extra juntaram os melhores locais em Lisboa e no Porto para o seu running matinal. Fazer exercício não precisa de ser um esforço: se juntar a natureza, as paisagens bonitas e a tecnologia perfeita, a corrida torna-se mais fácil e mais eficaz. Dê um salto tecnólogico e rentabilize ao máximo o seu exercício matinal!

Cidade de Lisboa

Parque de Monsanto


Foto: CM Lisboa

Paz, tranquilidade e natureza. O Parque de Monsanto é uma excelente opção para quem gosta de se afastar da confusão da cidade. São 900 hectares com dezenas de trilhos de variadas dificuldades que pode explorar.

Mas tenha atenção: para quem não conhece o Parque de Monsanto pode ser confuso. Com o relógio desportivo Garmin Fénix 5 Plus utiliza o GPS para guardar os percursos que faz e, assim, voltar ao local de partida sem se perder. Para além do percurso, o aparelho faz ainda a medição do ritmo cardíaco no pulso para que possa monitorizar todos os aspetos da sua corrida.

Mata de Alvalade


Foto: CM Lisboa

Também conhecido por Parque José Gomes Ferreira, a Mata de Alvalade é um bom local para o seu running matinal. Pode optar por fazer um percurso pela zona mais arborizada ou apreciar uma corrida na clareira do vale.

Este espaço surge da união de várias quintas e tem uma fauna e flora bastante variada. Pode ainda ter a sorte de ver passar uma das várias espécies de aves que habitam neste parque.

Parque das Nações


Foto: Unsplash

Muitos dos eventos desportivos que acontecem na cidade de Lisboa são precisamente no Parque das Nações. Isso prova que é um bom local para exercitar os músculos. A sua corrida conta com uma brisa do rio Tejo para refrescar o espírito e a ponte Vasco da Gama como paisagem.

Deixe-se levar por uma boa playlist: O relógio Garmin Fénix 5 Plus tem a capacidade para guardar centenas de músicas. E com conectividade Bluetooth esqueça a complicação dos cabos porque pode conectar os auriculares de Bluetooth True Wireless BOSE SoundSport Free ao relógio e dar ritmo ao seu jogging.

Zona ribeirinha de Belém


Foto: CM Lisboa

Desde o Cais do Sodré até Belém são quase sete quilómetros acompanhados por uma paisagem magnífica. Como é uma zona histórica e com vários monumentos, é também muito frequentada por turistas, por isso o melhor é optar por iniciar a sua corrida logo bem cedo para evitar passar o tempo a desviar-se das pessoas que caminham.

E resista: os pastéis de Belém não fazem parte do exercício físico!

Parque Eduardo VII


Foto: Wikimedia Commons

Para quem procura um percurso mais intenso, o Parque Eduardo VII é a escolha ideal. Situado mesmo no coração de Lisboa, tem uma inclinação acentuada o que fará com que o seu exercício matinal renda muito mais.

Em cada subida pode fazer uma corrida mais lenta e ponderada, aproveitando a descida para um sprint ou uma caminhada de recuperação. Não se esqueça de fazer uma pausa no topo do jardim para desfrutar da vista do miradouro.

Cidade do Porto

Marginal da Ribeirinha


Foto: CM Porto

Desafie o rio Douro para uma corrida até à Foz. Este é provavelmente um dos mais bonitos percursos da cidade do Porto. E vai poder correr mesmo por cima das águas do rio atravessando os passadiços de madeira.

Este percurso tem 12,5 quilómetros de comprimento e vai desde a Ponte do Freixo ao Castelo do Queijo. Não se esqueça dos auriculares de Bluetooth True Wireless BOSE SoundSport Free para poder acompanhar o seu momento de fitness com a sua música favorita e sem a complicação dos fios.

Jardins do Palácio de Cristal


Foto: CM Porto

Seja para uma caminhada, jogging ou um picnic em família: os jardins do Palácio de Cristal têm uma vista que deixa qualquer um deslumbrado. Aqui o seu treino pode ser mais direcionado para a flexibilidade e os reflexos, seguindo os padrões dos passeios.

Para quem trabalha cedo, os jardins do Palácio de Cristal podem não ser uma boa opção uma vez que só estão abertos a partir das 8h00. No entanto, aos fins de semana é uma ótima escolha para quem quer mudar de rotina.

Frente marítima de Gaia


Foto: Vida Extra

É o mais extenso paredão da região norte e, por isso, é o local ideal para uma corrida à beira mar. Na frente marítima de Gaia tem três opções: pode correr pelo calçadão, pelo passadiço de madeira ou mesmo pela praia. A vista é de tirar o folgo, mas no fim vai sentir-se com mais energia para enfrentar o dia.

Se tiver coragem (e se o tempo o permitir) pode terminar o seu running com um mergulho no Atlântico. Capte o momento com a GoPro Hero 7 Black e partilhe-o imediatamente nas suas redes sociais. Para além de ser compacta e resistente à água, a câmara GoPro tem conecção à Wi-Fi e pode transmitir vídeo em direto no Facebook.

Parque de São Roque


Foto: CM Porto

São 4,5 hectares para explorar. No parque de São Roque pode juntar aproveitar a sua corrida para apreciar o conjunto de esculturas instaladas pela Câmara Municipal, num exercício completo para o corpo e a mente. O parque está também equipado com vários pontos de apoios aos atletas, tais como bebedouros e locais de descanso.

A questão do horário de abertura pode ser também um problema uma vez que só é possível circular no parque a partir das 8h00.

Avenida da Boavista


Foto: CM Porto

Se não tem possibilidade para se afastar da confusão da metrópole, opte por fazer o seu running na Avenida da Boavista. São 5,5 quilómetros onde poderá apreciar alguns dos pontos de referência da cidade do Porto, como por exemplo a Casa da Música e a Fundação Serralves.

Se quiser acrescentar algo diferente ao seu percurso, faça um desvio pelo Parque da Cidade e desfrute da natureza. Este espaço só está aberto ao público a partir das 8h00.

Com a Worten tenha uma Vida Extra mais saudável!