Perfil

Vida Extra

O futuro chegou: estes ténis são feitos de material 100% reciclável

Chamam-se Futurecraft Loop e são um passo para a moda "se livrar do lixo plástico"

Futurecraft Loop

Adidas

É um primeiro passo porque o caminho é longo. A Adidas apresentou no passado dia 17 de abril um novo par de ténis que é feito de material 100% reciclável. Não se confunda isto com o facto de o ténis quando velho poder ser transformado num novo. Esse é o passo seguinte. Este passo diz-nos apenas que cada material incorporado nos ténis pode ser usado num produto novo. São só materiais 100% recicláveis.

A marca responsável é a Adidas, que até já tinha dado nas vistas da ecologia com o lançamento de uma coleção feita a partir de lixo do oceano. A revista Forbes noticiou o feito com um título sugestivo: "O poder do propósito: Como a Adidas fará US $ 1 bilhão resolvendo o problema do plástico marinho." Uma alusão ao facto de as marcas hoje saberem associar-se a causas como forma, não só de ajudar a combater problemas, mas também, e como é próprio das marcas, fazer dinheiro.

Futurecraft Loop

Futurecraft Loop

Adidas

Agora nasce o The Futurecraft Loop, um ténis de corrida de alta performance feito inteiramente a partir de um só material, o poliuretano termoplástico (TPU), o que facilita o processo de reciclagem. A parte superior do produto é feita de malha e a sola é de espuma, mas tudo feito com TPU, fundido através do calor (o que significa que também se dispensa o uso de cola).

Os ténis foram apresentados, mas estão ainda em fase de teste com um grupo selecionado de 200 sortudos utilizadores, que os analisarão — e depois devolverão — num par de semanas. A Adidas prometeu depois lavá-los e triturá-los, para que sejam usados numa segunda versão, melhorada a partir dos testes e das conclusões a que chegarem. Dados todos estes passos, é pouco provável que o lançamento comercial seja feito ainda este ano.

Abaixo pode ver um teaser sobre os ténis:

Futurecraft Loop

Futurecraft Loop

Adidas

Instagram

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.