Perfil

Vida Extra

Histórico. Pela primeira vez a Sports Illustrated terá na capa uma modelo de hijab e burkini

A definição de fato de banho é agora alargada pela conceituada revista. Veja as imagens

O anúncio foi feito no início desta semana de forma categórica: “estamos muito entusiasmados em anunciar que Halima Aden é a mais nova integrante da família Sports Illustrated Swimsuit, fazendo história ao tornar-se a primeiro modelo muçulmana a usar um hijab e um burkini na revista.

Instagram

Não é a primeira vez que Adem dá nas vistas, até pela história de vida que carrega. Tem origem somali, ainda que tenha nascido num campo de refugiados no Quénia, antes de se mudar para os Estados Unidos, já com sete anos. De lá para cá, tem feito questão de manter as raízes muçulmanas visíveis na roupa e de usar a voz que as passerelles lhe deram no sentido de construir pontes entre culturas. Foi a primeira muçulmana a ser escolhida “rainha” da escola secundária onde estudou, a primeira mulher a usar um hijab num concurso de Miss nos Estados Unidos, a primeira a fazer o mesmo nas capas de várias revistas femininas, como a British Vogue e a Teen Vogue, e a primeira a chegar desta forma à “Sports Illustrated” (SI). Halima Aden é hoje ativista dos direitos humanos e foi escolhida em 2018 como embaixadora da Unicef, com a missão de envolver jovens norte-americanos no apoio ao trabalho da organização com crianças em risco.

Aden voltou agora ao país que a viu nascer para ser fotografada em Watamu, Quénia, pelo fotógrafo Yu Tsai. À revista, a modelo confessa: “Continuo a pensar em mim com seis anos, que, neste mesmo país, estava num campo de refugiados. Por isso, crescer, viver o sonho americano [e] voltar para o Quénia para filmar a SI nas zonas mais bonitas do país.... não acho que seja uma história que alguém pudesse ter inventado.”

A Sports Illustrated Swimsuit é uma edição publicada anualmente pela revista e o número com Aden na capa estará nas bancas no próximo dia 8 de maio.

Instagram

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.