Perfil

Vida Extra

Vinhos do vulcão Etna vão estar à prova em Lisboa

Os vinhos feitos nas encostas do mais ativo vulcão na Europa vão ser alvo de provas conjuntas com outros produzidos nos Açores também de origem vulcânica, no Adegga WineMarket em Marvila

D.R.

Vinhos de origem vulcânica, vão ser este ano a novidade do Adegga WineMarket, que volta realizar-se em Marvila a 30 de novembro, no Armazém 16, entre as 14h e as 21h.

A organização destaca aqui o facto de trazer "a Portugal, pela primeira vez, vinhos feitos na encosta do Etna, o maior e mais activo vulcão da Europa", numa "nova categoria (Adegga Vulcânico) pensada para criar a experiência de prova de vinhos de origem vulcânica, juntando cinco produtores de referência da Sicília e dois dos Açores".

Do Etna, vão estar no Adegga WineMarket os vinhos Benanti, Feudo Cavaliere, Monteleone, Passopisciaro e Tenute Bosco, aos quais se irão juntar os enólogos António Maçanita (Azores Wine Company) e Bernardo Cabral (Pico Wines) com os vinhos vulcânicos dos Açores para uma prova exclusiva que aposta em vinhos marcados pela mineralidade dos solos vulcânicos e feitos maioritariamente a partir de vinhas velhas, com produções muito limitadas.

“A criação desta nova categoria – o Adegga Vulcânico - destaca uma viticultura heróica, marcada por encostas íngremes, grandes altitudes e condições adversas, com o efeito do sal do mar a originar vinhos únicos e com um cunho muito forte da Natureza que, quando falamos do Etna, é grandiosa”, enfatiza André Ribeirinho, co-fundador do mercado de vinhos em Marvila.

Vinhos de mais de 70 produtores, e provas com o sommelier Rodolfo Tristão

O evento permite uma prova gratuita de 600 novidades de vinhos de mais de 70 produtores representados, a preços entre 5 e 50 euros, havendo ainda uma Sala Premium com uma seleção de vinhos mais raros e especiais (a que o público pode aceder com bilhete específico), onde as provas são orientadas por uma equipa liderada pelo sommelier português Rodolfo Tristão. E não faltarão harmonizações, uma vez que o Esporão, Quinta Maria Izabel, Symington, Quinta do Gradil e Vinhos do Tejo propõem uma experiência na “Mesa do Chef”, envolvendo vinhos e petiscos.

A compra do bilhete loja garante inclui ainda a possibilidade de utilizar o valor da entrada na compra de vinhos na loja do evento, aberta de 20 de novembro a 2 de dezembro. A organização do Adegga WineMarket destaca que foi "para possibilitar o acesso a vinhos que são raros em Portugal", que se criou "a oportunidade exclusiva de adquirir os vinhos dos produtores convidados" nesta loja de vinhos online, e em vésperas do Natal.

O Adegga WineMarket iniciou-se há 10 anos em Lisboa e já conta com 29 edições realizadas em vários locais.