Perfil

Vida Extra

Rota dos Vinhos Verdes convida a provar as “netas”

A Rota dos Vinhos Verdes assinala o Dia Mundial do Enoturismo, celebrado este domingo, com um conjunto de atividades nas quintas da Aveleda, Tamariz e Soalheiro

D.R.

Quer provar as “netas”? Este artigo é para si. Assim são conhecidos os pequenos cachos de uvas que nascem e amadurecem após a vindima, e a Quinta de Tamariz, localizada em Barcelos, convida a prová-las entre as 15h e as 17h deste domingo. Os visitantes vão ter a oportunidade de passear pela vinha, enquanto se deliciam com as ricas netas deste ano, numa odisseia de sabores que termina com uma prova de vinho acompanhada por produtos locais.

Esta é apenas uma das atividades promovidas pela Rota dos Vinhos Verdes para comemorar o Dia Mundial do Enoturismo. A iniciativa, pensada para promover a região e os diferentes perfis de vinho verde, estende-se também à Quinta da Aveleda, em Penafiel, e à Quinta do Soalheiro, em Melgaço.

As portas da Quinta da Aveleda abrem-se a provas vínicas harmonizadas, onde os encantos de Baco se fazem acompanhar, através de um jogo de sabores, pelos queijos produzidos na propriedade. A oferta sugere ainda uma visita à tradicional Feira de São Martinho, condimentada com bailaricos, castanhas assadas, jogos tradicionais e artesanato.

Por sua vez, a Quinta do Soalheiro pretende surpreender com um “Out of Box Sunday”, com a fusão entre o terroir do vinho e das plantas aromáticas a desvelar as nuances do Soalheiro Herbal Tea Selection.