Perfil

Vida Extra

Queijo português ganha medalha de ouro nos World Cheese Awards

Queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Monte da Vinha foi premiado com a categoria de ouro no maior concurso internacional da especialidade

D.R.

Pesa 70 gramas mas vale ouro o queijo de ovelha amanteigado produzido pela Queijaria Monte da Vinha, localizada no Vimieiro. A qualidade do produto alentejano, 100% artesanal e sem aditivos, recebeu a distinção “Gold” nos World Cheese Awards, durante a cerimónia realizada este fim de semana na cidade italiana de Bérgamo.

A receita que conta apenas com leite cru de ovelha, sal e cardo convenceu o júri de 300 membros, que, ao longo de dois dias, provou quase 4 mil queijos de 42 países, num sistema de prova cega.

“Quando percebi que o meu queijo era o único com a distinção ‘Gold’ na mesa, fiquei muito emocionada”, conta Joana Garcia, líder da equipa totalmente feminina que dá músculo à queijaria.

Foi há 15 anos que Joana encontrou um novo rumo para a sua vida, quando em 2004 abandonou a advocacia, numa altura em que a paixão pelos queijos sentenciou a escolha.

A Queijaria Monte da Vinha produz aproximadamente 6 mil queijos por semana, dos quais 20% são para exportação.