Perfil

Vida Extra

Gastronomia e Vinhos. Prove a refeição ideal deste outono e aproveite o melhor do enoturismo

Estes são lugares para saborear, para apreciar com o palato. Aos pratos da época juntam-se os vinhos da estação. São verdadeiros “companheiros da época”

Fortunato da Câmara e João Paulo Martins (textos)

Do outono podemos esperar uma época rica em diversidade, com os sabores terrosos a marcarem a mesa e os tons castanhos, encarnados, ocres e acobreados a matizarem a paisagem de um poetismo tocante. Pescados como os sargos, as douradas (de mar!), o peixe-galo e também o polvo e o mexilhão andam no seu apogeu de calibre e abundância e por isso sem remorsos de subsistência futura. Cheguemo-nos a terra. O solo abre fendas após as chuvas para fazer irromper o mundo micológico dos cogumelos; a caça, os legumes e os frutos secos também ressurgem, enquanto outros se fazem efémeros ou se mantêm presentes, conservando-se fora de época. A mesa espera, e o prazer exaspera por uma viagem que tem tanto de sazonal como de sensorial.

Se estiver com apetite ou quiser programar a sua próxima viagem gastronómica, continue a explorar o “Gastronomia e Vinhos” do Especial Escapadelas e conheça novas sugestões para os dias mais frios.

Para ler o artigo na íntegra clique AQUI