Perfil

Vida Extra

E o prémio de Barman do Ano vai para... Luís António

Saiba onde provar os cocktails do vencedor da competição

Luís António do Tropical Beach Club, em Faro, conquistou o primeiro lugar e torna-se assim no Barman do Ano 2019, seguido por Tatiana Cardoso, do The Royal Cocktail Club, no Porto, e João Costa, da Bovino Steakhouse, em Almancil. A escolha aconteceu depois de várias fases de apuramento, nas quais foram escolhidos cinco finalistas (lista onde figuravam também João Ribau e Filipe Sustelo).

As provas finais que aconteceram na LX Factory — ao mesmo tempo que decorria o Congresso dos Cozinheiros, entre domingo e segunda-feira — e consistiram na criação de três cocktails: o primeiro criado a partir de ingredientes surpresa de um cabaz, o segundo de autoria livre e o terceiro para harmonizar com um snack preparado por Mateus Freire, do restaurante Faz Frio.

De acordo com a organização, o júri do concurso Barman do Ano analisou as propostas com base na técnica, apresentação, sabor, aroma e equilíbrio dos ingredientes. Esta foi a 5ª edição da competição, organizada pela Edições do Gosto, responsável por vários eventos relacionados com gastronomia e coquetelaria, como o Congresso dos Cozinheiro, o Chefe Cozinheiro do Ano, o Jovem Talento da Gastronomia, a Lisbon e Porto Food Week e a Lisboa & Porto Cocktail Week.