Perfil

Vida Extra

Afinal, quem é “O Maior da Minha Aldeia”? O trono é para quem tiver o maior fruto

“O Maior da Minha Aldeia”, assim se designa o Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes, realiza-se este sábado e domingo em Paredes, ao qual concorrem produtores de abóboras, melões e melancias que podem chegar aos 700 quilos

D.R.

Esqueça o Entroncamento. Embarque numa viagem, em busca de autênticos fenómenos, que nos conduz até ao alto da Senhora do Salto, um enclave envolto por uma paisagem com pequenos bosques de carvalhos estendidos no vale do Rio Sousa. O lugar, com características geológicas particulares, está envolto de um grande misticismo, pois, ali, no concelho de Paredes, em tempos idos, um cavaleiro que perseguia o diabo (encarnado na forma de veado) caiu, inadvertidamente, no abismo. Em plena queda livre, só lhe restava evocar proteção santa, sendo salvo milagrosamente. Em sinal de agradecimento, o cavaleiro mandou construir a Capela de Nossa Senhora do Salto.

Lendas à parte, a realidade é que nas mesmas terras brotam, ainda hoje, frutos sobrenaturais, como melões e melancias gigantes. Mas, por aquelas bandas, a rainha é a abóbora, podendo ter um peso médio de 500 quilos. O constante e estranho surgimento de hortofrutícolas de grandes proporções serviu de semente para o concurso “O Maior da Minha Aldeia”, realizado este sábado e domingo na freguesia de Aguiar de Sousa.

D.R.

São 22 produtores, amadores e profissionais, aqueles que participam com os seus maiores frutos no Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes, evento onde serão premiados os exemplares de maior dimensão. De Espanha chegam agricultores com artilharia pesada, munidos com abóboras de 700 quilos.

Além do prestígio, os detentores das três maiores abóboras serão agraciados com 1000, 500 e 200 euros. Já os concorrentes com maiores melões e melancias recebem prémios de 500, 200 e 100€.

O certame, promovido pela Câmara Municipal de Paredes, tem como objetivo potenciar o turismo na região, valorizar a agricultura, criar um banco de terras e divulgar os produtos agrícolas. A programação engloba ainda um espaço de restauração, uma mostra de artesanato, uma feira e vários momentos musicais.