Perfil

Vida Extra

Quanto pode valer uma chávena de café do Panamá em São Francisco? 75 dólares

Chama-se Elida Geisha Natural e é o melhor do mundo

Janko Ferlič

A Klatch Coffee - uma cafetaria na cidade norte-americana de São Francisco - é especialista, como a maioria das cafeterias, a vender café “normal” a um preço “normal” de 4 dólares cada chávena. Agora, passaram a vender um café no mínimo diferente. Chama-se Elida Geisha Natural e os seus grãos são originários do Panamá. Além disso, é considerado o melhor café do mundo, e por isso também o mais caro: cada chávena custa 75 dólares, qualquer coisa como 67 euros.

Os grãos Elida Geish Natural são extremamente raros: só existem cerca de 45kg em todo o mundo. Esta cafetaria em São Francisco tem 4,5kg, o equivalente a 80 chávenas, e por isso guarda-o como o produto valioso que é, em saquetas individuais e dentro de um cofre. Ao todo, já venderam 20 chávenas.

Numa reportagem do canal britânico BBC, todos os clientes que provaram os dois cafés - de 4 e 75 dólares - sem saberem qual era qual, conseguiram apontar de imediato pelo sabor e textura qual deles era o mais caro. Mas deixaram a pergunta no ar: o café é de facto muito bom, mas vale mesmo assim tanto dinheiro?

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.