Perfil

Vida Extra

O doce sabor da Leitaria da Quinta do Paço chega a Braga em setembro

A centenária pastelaria, famosa pelos tão solicitados éclaires, adocica o coração da baixa do Porto desde 1920. Em setembro abre portas em Braga

D.R.

A história de sabor doce remonta a 1920, quando a Leitaria da Quinta do Paço iniciou, no Porto, a produção de leite, manteiga, queijo e chantilly. Notabilizou-se, à época, como a primeira empresa a comercializar leite pasteurizado em garrafas de vidro, quando a distribuição era feita pelas mulheres que carregavam o peso das bilhas à cabeça. É, já mais tarde, na década de 1950, que surge a jóia da coroa: os famosos éclaires com cobertura de chocolate.

O sucesso fez as delícias dos mais gulosos na Invicta, mas a fama transbordou para fora da baixa portuense, o que levou a marca a abrir novos espaços no Mercado Bom Sucesso, no Norte Shopping, bem como nas cidades de Matosinhos e Vila do Conde. A expansão chegou à capital, com a abertura de uma loja na Avenida João XXI e outra em Benfica, podendo também ser encontrada no Oeiras Parque.

Em setembro, a fúria do acúcar alastra-se até Braga, com a pastelaria a instalar-se no largo de S. Francisco, ao lado da Igreja dos Terceiros. O projeto está a ser desenvolvido pelo gabinete do arquiteto Pedro Lima.

O espaço contará também com um serviço de cafetaria, onde o público poderá ainda provar os batidos, as torradas com manteiga e as compotas da Leitaria, tudo isto aliado a um menu composto por refeições leves acompanhadas por sumos naturais.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.