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A cozinha deles é a rua

Os criadores de “Chef’s Table”, que elevaram os documentários sobre gastronomia a um novo patamar, têm um novo projeto. “Street Food”, da Netflix, é uma viagem por nove países que revela as histórias daqueles que vivem para alimentar os outros

Às histórias de vida daqueles que trabalham nas cozinhas improvisadas dos mercados asiáticos juntam-se as dos pratos que estes cozinham

Martin Westlake / Netflix

Descrever os meios envolvidos podia dar uma ajuda. Divulgar os milhões de euros injetados em algo assim daria uma dimensão à aposta. E explicar como é mais fácil construir sucessos com uma audiência global não seria difícil. Mas talvez a melhor forma de perceber o que está em causa quando se fala de uma produção como o “Street Food” da Netflix não seja essa. O melhor é perceber como foi construída a viagem à cozinha destes nove países e o que levou os criadores a viajar para tais paragens para documentar a tradição gastronómica construída (também) nas ruas.

Os responsáveis pela série disponibilizaram ao Expresso um documento de trabalho que descreve o que foi visto em cada capítulo e essa é até agora a melhor forma de mergulhar neste mar de sabores — ou não houvesse também viagens para países insulares e mercados flutuantes. Esta será também a derradeira oportunidade de o serviço de streaming desfrutar da sua criação, mas haverá ainda tempo para se perceber o que se segue na carreira daqueles que começaram com apenas um documentário. Criado em 2011, “Jiro Dreams of Sushi” (também disponível no Netflix) mudou a forma como se documenta a gastronomia em televisão e talvez seja por isso que a Disney decidiu garanti-los em projetos futuro para o catálogo do Disney+, a estrear no final deste ano.

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