Perfil

Vida Extra

Restaurante de lusodescendente em França recebe estrela Michelin

A estrela foi atribuída esta segunda-feira pelo 'Guia Michelin' ao ‘chef’ Tomy Gousset, conhecido cozinheiro parisiense, numa cerimónia na capital francesa que contou com a presença dos premiados

Lusa e Vida Extra

picture alliance/getty images

O restaurante 'Tomy & Co', do escanção franco-português Micael Morais, foi esta segunda-feira galardoado com a primeira estrela Michelin, um reconhecimento que aceita com “muito orgulho”. A estrela foi atribuída pelo 'Guia Michelin' ao ‘chef’ Tomy Gousset, conhecido cozinheiro da cena parisiense, numa cerimónia na capital francesa que contou com a presença dos premiados.

“[Recebemos a distinção] com muito orgulho. O ‘chef’ é cambojano, eu sou português e temos de trabalhar um pouco mais que os outros para ter reconhecimento, e isso para nós é muito bom”, disse à agência Lusa Micael Morais, sócio do 'Tomy & Co', no sétimo bairro de Paris. A dupla tem já dois restaurantes e espera abrir um terceiro no espaço de um ano. Micael Morais reforçou que se trata de “ser reconhecido pelo que se faz todos os dias”, acrescentando que “é um prazer ter esta estrela, como ‘chef’, para o Tomy Gousset”.

A ambição de receber a estrela Michelin já não era nova. Micael Morais já referira o desejo em obter o reconhecimento numa entrevista à Lusa, em agosto de 2018. “Já disseram o nosso nome para ter uma estrela. Não sei, se não vier não faz mal, mas gostava, claro. Para o nosso trabalho é importante ter uma condecoração e a recompensa”, afirmou então o lusodescendente com raízes em São Pedro da Silva, Miranda do Douro, distrito de Bragança.

O Guia Michelin de 2019 premiou 632 restaurantes – mais que os 621 de 2018 –, 75 dos quais que se estreiam naquela que é uma das mais conceituadas listas gastronómicas do mundo.

Instagram

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.