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Sneaker Mania. Estes ténis são um luxo

Helena Amaral Neto, professora no ISEG e responsável pelo curso executivo de luxo, escreve desta vez sobre a forma como as grandes marcas de luxo abraçaram a tendência

Helena Amaral Neto

Helena Amaral Neto

Professora no ISEG

Os saltos altos estão a perder a corrida. Até nos desfiles das grandes marcas de luxo, os ténis estão a ganhar terreno. E com modelos cada vez mais “ugly chic” (expressão atribuída à designer Miuccia Prada) que lembram os anos 90, em que o uso de ténis era sinónimo de atletas e estrelas hip hop. Entrámos em força na era dos Sneakers.

Quando a Louis Vuitton contrata Virgil Abloh, designer da marca de streetwear Off-White, para diretor artístico de moda masculina da icónica Maison, está a dar um sinal claro do caminho que pretende seguir. Inspirar e atrair as novas gerações, e acompanhar os hábitos mais informais dos millennials, que são hoje a geração com maior crescimento no consumo de luxo, sobretudo na China. Em 2025, esta geração vai representar 40% dos clientes de luxo, de acordo com a consultora Bain.

Ténis BALENCIAGA Triple S, €725

Ténis BALENCIAGA Triple S, €725

São razões de sobra para focar a atenção neste segmento de mercado, onde o casualwear é rei e os sneakers são verdadeiros objetos de culto. E as marcas de luxo que têm apostado nesta tendência apresentam crescimentos explosivos. É o caso da Balenciaga (com o íconico modelo Triple S), da Gucci (ténis Ace brancos), e até Saint Laurent com os seus court classics, entre tantas outras. Ninguém quer ficar de fora da Sneaker Mania.

Ténis SAINT LAURENT Court classic, €782

Ténis SAINT LAURENT Court classic, €782

Os sneakers são muitas vezes o ponto de entrada das marcas nestes novos clientes, que juntam dinheiro para comprarem os seus ténis néon Chanel da nova coleção SS18. Este mercado é tão importante para o posicionamento das marcas de luxo junto dos millennials e dos seus irmãos mais novos, a geração Z, que o maior grupo de luxo do mundo, LVMH, investiu na Stadium Goods, o maior marketplace de calçado desportivo e streetwear do mundo. Em Dezembro 2018, a Farfetch comprou o negócio por 250 milhões de dólares, para “ir atrás de uma fatia maior de um segmento emocionante e de rápido crescimento da moda de luxo” segundo José Neves, CEO da Farfetch.

Ténis GUCCI White Ace, €495

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Para estar onde estão os clientes, as marcas de luxo estão a invadir o território do desporto, dominado pela Nike e Adidas. Acrescentam valor através do seu know how, com as melhores peles e materiais exclusivos, além de um design que vai desde o clássico ao inovador e disruptivo. Os resultados são verdadeiros híbridos – uma mistura de ténis desportivos e peças de arte.

E num mundo onde o Instagram é a maior montra, as imagens destes novos ícones de moda – e de quem os usa - têm lugar de destaque no feed, e geram um buzz gigante. Que se traduz em novos seguidores para as marcas, contemporaneidade, inovação, inspiração…e vendas.

Está na altura de por os saltos de lado e entrar na corrida…de sneakers, claro!

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