Perfil

Vida Extra

Quer ter uma alimentação saudável? Coma com as mãos

Os planos alimentares, seja para uma dieta equilibrada ou para perder peso, implicam calcular gramas ou porções, dois conceitos nada fáceis de aplicar no quotidiano por quem não está treinado. Mas há um truque e está, literalmente, nas nossas mãos

Martin Arusalu

Não é mais uma moda alternativa como muitas que hoje são habituais, nem um desvio às elementares regras de educação à mesa, mas para comer bem é necessário fazê-lo com as mãos. Parece estranho, contudo, faz todo o sentido e é absolutamente necessário numa sociedade com cada vez mais quilos na balança, e logo desde pequeninos.

A obesidade é um flagelo no mundo moderno para o qual a Organização Mundial de Saúde tem feito sucessivos alertas, embora pouco tenha mudado mesmo havendo, e há, vontade individual. Basta estar atento, por exemplo, à quantidade de produtos ilegais para emagrecer que nas últimas semanas têm sido apreendidos pela autoridade nacional do medicamento ou olhar para o mercado. É fácil descobrir uma grande quantidade de novos suplementos milagrosos, até já para o segmento masculino, como é incessantemente publicitado nos canais televisivos.

A verdade é que a única coisa que faz perder peso ou ter uma alimentação saudável é fechar a boca, seja a grandes quantidades de alimentos seja a alimentos nocivos, como o açúcar ou a má gordura. E para o conseguir pode comer com as mãos. Os dedos são a medida para cada um calcular as quantidades certas a levar ao prato.

Ao contrário das habituais indicações de gramas ou porções, difíceis de aplicar corretamente no quotidiano, as mãos descomplicam os cálculos. Assim sendo, eis a receita a memorizar utilizando as mãos: a palma da mão para carne, a mão inteira para peixe, as duas mãos juntas e abertas para vegetais, uma mão fechada para legumes, as duas mãos em concha para fruta pequena, uma mão fechada para massa, arroz ou batata. Já os dedos servem para calcular: a ponta do polegar a manteiga, o indicador o chocolate, o indicador e o médio juntos a largura da fatia de bolo e os dois polegares a fatia de queijo. Mas para a dieta dar certo é preciso ter a vontade de um corpo inteiro.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.