Perfil

Vida Extra

“A Menina do Mar”: conto de Sophia sobe ao palco em Guimarães

O Centro Cultural Vila Flor recebe uma adaptação para teatro e música do primeiro conto infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen

Alipio Padilha

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a companhia Teatro do Eléctrico leva à cena, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), uma adaptação de “A Menina do Mar”, o primeiro conto infantil escrito pela autora e uma das suas obras mais lidas. A peça sobe ao palco da sala de espetáculos de Guimarães nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

Cinco atores e nove músicos vão dar vida à história de amizade entre um rapaz que vive um terra e uma menina que vive no mar, espelhando a curiosidade que ambos nutrem sobre o mundo do outro.

O conto musical, com encenação de Ricardo Neves-Neves, leva o público a mergulhar no imaginário fantástico de Sophia, onde não faltará um simpático peixe clarinetista, um desconfiado caranguejo saxofonista ou um misterioso polvo fagotista, sobre os quais pousa o olhar grave do contrabaixista Rei do Mar.

O espetáculo conta com direção musical de Martim Sousa Tavares (neto de Sophia de Mello Breyner Andresen) e é pensado especialmente para crianças em idade escolar do primeiro ciclo, uma vez que o conto integra o Plano Nacional de Leitura.

As sessões de 21 e 22 de novembro são destinadas às escolas, enquanto para dia 23 está programada às 17h uma récita para toda a família.