Perfil

Vida Extra

Obras inéditas de Maria Keil expostas em Barcelos

A exposição, inagurada esta quarta-feira, mostra o processo criativo da pintora e ilustradora portuguesa

Ana Baião

Uma exposição sobre o processo criativo da pintora e ilustradora portuguesa Maria Keil (1914-2012), com obras inéditas, é inaugurada em Barcelos esta quarta-feira, pelas 16h, na Galeria Municipal de Arte.

"O Processo Criativo de Maria Keil" abarca o percurso criativo de Maria Keil, com a apresentação de inéditos do seu espólio pessoal, de acordo com a organização.

Maria Keil é reconhecida pela crítica como tendo contribuído grandemente para o processo de mudança operada na arte portuguesa no século XX.

Com uma obra extensa e plena de diversidade, Maria Keil pertence à segunda geração de pintores modernistas, e a arte e a intervenção cívica marcaram o seu percurso, pois foi uma artista defensora de valores democráticos e progressistas.

Reconhecida como um dos nomes mais emblemáticos da História da Arte Contemporânea portuguesa, criou uma vasta obra nas áreas de pintura, desenho, ilustração, azulejaria, design gráfico, artes decorativas, tapeçaria e também no teatro, através de figurinos e cenografia.

A mostra, patente até 17 de novembro, resulta de uma parceria entre o Município de Barcelos e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), no ano em que a instituição comemora 25 anos de existência.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai estar presente na inauguração.