Perfil

Vida Extra

Cinco estúdios de renome mundial vão trabalhar a cortiça em Nova Iorque

O City Cortex foi apresentado pela Corticeira Amorim e experimentadesign esta quarta-feira

ricardo goncalves

Chegou City Cortex, um novo programa de investigação criado com o intuito de explorar o potencial sustentável da cortiça. A iniciativa da Corticeira Amorim e da experimentadesign espelhará a visão de cinco estúdios internacionais de design e arquitectura, que apresentarão as suas peças em Nova Iorque no final do primeiro semestre de 2020. Em foco estarão temas ligados à sustentabilidade, às alterações climáticas e à paisagem dinâmica das cidades do século XXI.

A cidade de Nova Iorque foi assim escolhida como palco da pesquisa, e é nela que ficarão os trabalhos dos cinco estúdios de referência escolhidos pela organização Serão criadas peças originais para o espaço urbano da cidade. Foi esta quarta-feira conhecido que os arquitetos Diller Scofidio + Renfro, Gabriel Calatrava e Leong Leong e os designers Philippe Starck e Sagmeister & Walsh aderiram ao projeto.

No programa City Cortex, explica a organização em comunicado, será investigada “a intersecção entre os contextos urbanos contemporâneos e um dos materiais mais versáteis e sustentáveis que a Natureza tem para oferecer: a cortiça”. Além das criações de cortiça destinadas a espaços públicos e semipúblicos de Manhattan, o City Cortex desenvolverá ainda uma pesquisa histórica em torno da utilização de cortiça nos Estados Unidos da América ao longo dos séculos XX e XXI. “Esta dimensão de investigação terá também em conta os laços comerciais estabelecidos entre aquele país e Portugal, alicerçados numa relação em que a Corticeira Amorim manteve sempre presente”, anunciam.

Os resultados do programa serão apresentados no próximo ano, em três formatos complementares. Se no espaço urbano de Manhattan será possível explorar as peças desenhadas pelos estúdios convidados, o City Cortex é mais abrangente do que isso. Ocorrerá também uma exposição ilustrativa do processo criativo inerente a cada peça, onde será possível consultar maquetes, desenhos e outros elementos, assim com um website dedicado ao programa