Perfil

Vida Extra

Estranhas formas de Amália à vista no Porto

Exposição com dezenas de caricaturas de Amália Rodrigues inaugura esta quinta-feira

O desenho do português António Santos-Santiagu venceu o Prémio Especial de Caricatura do festival PortoCartoon e é um dos muitos trabalhos que o público terá a oportunidade de ver

Cartoonistas de todo o mundo foram desafiados a caricaturar o maior ícone da música portuguesa: Amália Rodrigues. As obras, apresentadas a concurso no festival PortoCartoon, vão ser exibidas, a partir desta quinta-feira, no centro comercial Alameda Shop & Spot.

A exposição, comissariada por Luiz Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa (MNI), dá a conhecer as estranhas formas de Amália, onde o humor é usado para louvar a fadista falecida há 20 anos.

A artista é revisitada com trabalhos provenientes de países como Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egito, Espanha, Finlândia, Índia, Irão, Itália, México, Perú, Polónia, Roménia e Portugal.

“Uma boa parte dos desenhos relevam o aparelho vocal da diva do fado e expressam uma multiplicidade de características da cantora”, revela, em comunicado, a organização.

A celebração de Amália surge depois de o PortoCartoon já ter homenageado — através do Prémio Especial de Caricatura — figuras como Nelson Mandela, Charlie Chaplin, Pablo Picasso, José Saramago, Manoel de Oliveira, Siza Vieira e Cristiano Ronaldo.

A exposição pode ser vista até 31 de outubro.