Perfil

Vida Extra

É Circular! Há trânsito de Sensible Soccers, Vítor Rua e Joana Gama em Vila do Conde

Três dezenas de criadores de seis países vão transitar pelo festival Circular. A cidade de Vila do Conde acolhe, entre esta quinta-feira e 28 de setembro, espetáculos de música, dança, teatro e performance

Os Sensible Soccers, trio formado por Manuel Justo, Hugo Gomes e André Simão joga em casa, em Vila do Conde, com um concerto performativo inédito no Circular

D.R.

Todos os caminhos das artes performativas vão dar, nos versos do poeta Ruy Belo, ao “lugar onde o coração se esconde”, que “fica no Norte e é Vila do Conde”. Está em marcha a 15.ª edição do festival Circular, desenhado com uma programação eclética para colocar a cidade num corrupio através de espetáculos de música, dança, teatro e performance. O evento arranca já esta quinta-feira e a oferta cultural tem via verde até 28 de setembro, com o trânsito de Sensible Soccers, Vítor Rua e Joana Gama, entre os 30 artistas provenientes de seis países.

“Através de um festival independente e descentralizado espera-se contribuir para a divulgação das artes performativas experimentais, de ampla abrangência disciplinar, dando a conhecer tanto nomes emergentes como referências firmadas”, explicam, ao Vida Extra, Paulo Vasques e Dina Magalhães, diretores artísticos do Circular, que serpenteia por vários espaços do concelho, como o Teatro Municipal, o Auditório Municipal, o Conservatório de Música de Vila do Conde, o Rancho da Praça, o Centro de Estudos Regianos e o café-bar Cacau.

O cartaz abarca nove espetáculos (cinco em estreia absoluta e três vistos pela primeira vez em Portugal), uma exposição, um seminário com António Guerreiro, a exibição do filme “NoirBlue, les déplacements d’une danse” de Ana Pi, o lançamento do “Jornal Coreia” e ainda uma festa com dj set a cargo de Marco, Paulo.

O projeto expositivo “De volta. 15 anos do Circular”, da autoria de Susana Medina, agrega um “conjunto de documentos nos quais os processos de envolvimento de públicos no festival tem principal destaque”, refere a organização em comunicado. A mostra, patente no Teatro Municipal de Vila do Conde, marca a abertura do evento esta quinta-feira, às 18h, com entrada livre.

O espetáculo "#PUNK", de Nora Chipamaure, é a primeira parte de uma trilogia e será apresentada em Vila do Conde

O espetáculo "#PUNK", de Nora Chipamaure, é a primeira parte de uma trilogia e será apresentada em Vila do Conde

Ian Douglas

Mais tarde, pelas 21h30, o mesmo equipamento cultural recebe a estreia nacional de “#PUNK”, concerto visual e coreográfico de Nora Chipaumire, concebido para proclamar ao público que “não há futuro; o futuro já existe no presente”. A artista natural do Zimbabué e radicada em Nova Iorque leva a Vila Conde uma performance crua, embebida pela ideologia subversiva do espírito DYT (Do It Yourself). O espetáculo aborda conceitos como auto-representação, biografia, emancipação e independência.

Iluminados pela nova “Aurora” pintada com “Telas na Areia”, os Sensible Soccers jogam em casa e regressam ao Circular este sábado, pelas 21h30. O trio ofensivo da exploração sonora composto por Manuel Justo, Hugo Gomes e André Simão vai ao ataque com convidados “No quarto das danças”, um espetáculo imaginado pela banda especificamente para o festival.

Símbolo máximo do experimentalismo que o evento ambiciona é o nome incontornável de Vítor Rua — fundador dos GNR e integrante dos “Telectu”, projeto fundado com Jorge Lima Barreto que abalou um país que, nos anos 1980, contactava pela primeira vez com a música minimal repetitiva. A carreira de Rua expandiu-se criativamente, sem fronteiras, pelas paisagens sonoras da improvisação total e, no dia 28 de setembro, sobe ao palco acompanhado pela pianista Joana Gama para encerrar o Circular com a apresentação inédita de “Home Sweet Sound”. “Espera-se uma proposta musical com uma forte dimensão performativa, que explora musicalmente não só o piano mas também a eletrónica”, desvelam os diretores artísticos.

A programação integral e outras informações podem ser consultadas AQUI.